Notícias

Padres da Diocese de Nazaré assumem defesa do bispo acusado por blog de irregularidades

A Diocese de Nazaré, na Zona da Mata Norte, resolveu, através de um nota assinada por 77 padres que compõem o clero da mesma, assumir a defesa do bispo diocesano Dom Francisco Lucena, que vem sendo acusado pelo blog de André Luiz, no município de Carpina, de não vir prestando contas aos padres dos recursos arrecadados nas Igrejas e até levanta, citando fontes do mesmo clero, que uma empresa contratada pela diocese para fazer o trabalho de colocação de energia solar nas paróquias seria administrada por um sobrinho do bispo. Na nota divulgada os padres dizem que as acusações “são caluniosas” e “e tampouco retratam a verdadeira realidade eclesial naquilo que tange ao convívio entre o Bispo, seu clero e os fiéis como um todo”.

O bispo nega que sua família tenha qualquer parentesco com a empresa Centrysol localizada em Guarabira, na Paraíba. A Centrysol foi fundada em 2019 na cidade de Guarabira e tem como sócio-administrador José Claudino Alves, segundo declarado no site da empresa, exibido na internet. O nome do sobrinho do bispo citado no blog que fez a denúncia é Wednesio Gonçalves. A empresa promete soluções energéticas e é especializada em comércio e instalação de energia solar. A Diocese está substituindo a energia elétrica por solar nas paróquias para, segundo ela, reduzir o gasto. Dom Lucena conseguiu recursos de entidades católicas europeias que costumam ajudar igrejas da America Latina para proceder as mudanças mas, como os recursos não são suficientes, teria pedido a cada paróquia que contribuísse com os gastos, o que teria desagradado alguns padres, segundo apurou o blogdellas.

Além do documento assinado pelos 77 padres, o fundador da Comunidade Católica Obra de Maria, Gilberto Barbosa – a comunidade está fazendo 35 anos, tem sede em Recife, mas atua em mais de 50 países a cuja festa de 35 anos já esta confirmada a presença de três cardeais e mais de 150 bispos de todo o país – diz que “não passa de calúnia tudo que está no blog André Luiz, citando padres no anonimato. Conheço a Diocese de Nazaré mais do que a do Recife e posso dizer que trata-se de uma das Dioceses mais organizadas administrativamente do Nordeste”.

Se tem algum padre insatisfeito, segundo Gilberto, “é porque Dom Lucena é rígido e não aceita qualquer problema de natureza moral na sua diocese”. Ele teria afastado nos últimos anos 11 padres e seminaristas que “não teriam vocação ou postura para continuar no ministério”- conclui Gilberto, informando que se o blog de Carpina fala em quatro padres informantes “não devem ser tantos mas certamente estão entre os que foram punidos”.

Quem também saiu em defesa do bispo foi o deputado estadual Antonio Moraes, muito católico e que atua na Mata Norte. Ela disse a este blog: “eu particularmente não acredito em nada do que está sendo colocado contra o bispo. Conheço Dom Lucena, sou da região, sei de sua seriedade para manter as coisas da Igreja dentro da retidão. Como representante do povo de Pernambuco não posso me calar diante dessas acusações caluniosas”.

Redação Blogdellas Foto: arquivo

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *