‘Pacto Brutal’: Série sobre a morte de Daniella Perez já disponível no HBOMax

 

 

Se você curte série-documental, investigativas e baseada em casos reais, aqui uma dica: Uma história que parou o país em 1992. Chegou nessa última quinta-feira, 21 ao streaming pelo HBOMAX: ‘Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez’, que conta os detalhes da morte da jovem atriz, que tinha apenas 22 anos. Daniella, filha de Gloria Perez, escritora e roteirista , estava no auge de sua carreira atuando na novela ‘De Corpo e Alma’, da TV Globo, escrita pela própria mãe.

Na produção, ela era o par romântico do ator Guilherme de Pádua, o então assassino da jovem. Em dezembro daquele ano, o corpo da atriz foi encontrado no Rio de Janeiro com algumas perfurações. Depois de algumas investigações, os resultados levaram Guilherme de Pádua e sua então esposa, Paula Thomaz para a prisão, por serem os culpados da morte. Ele teria cometido o crime por ganância na carreira e ela, por ciúmes.

A série documental reconta o triste episódio da morte, contando com muitos detalhes em diversos testemunhais de pessoas próximas à Daniella, inclusive a mãe, Gloria Perez. A nova série também traz ao público documentos e autos de divulgação inédita, que somente Gloria teria acesso. Hoje Guilherme de Pádua é pastor em Belo Horizonte e se casou novamente. É intrigante.

FITS investirá R$ 6 milhões em centro de médico em Jaboatão

 

 

A Faculdade Tiradentes (FITS) – integrante do Grupo Tiradentes – vai investir R$6 milhões, por meio de contrapartida, na construção de um centro de especialidades médicas, em Jaboatão dos Guararapes. O Ambulatório Especializado de Integração Ensino-Serviço – que estará localizado na Avenida Barreto de Menezes, em Prazeres – vai incorporar rede SUS Jaboatão e reforçar o atendimento gratuito aos moradores do município. A nova unidade também servirá de aprendizado aos futuros profissionais da saúde, que cursam Medicina na instituição de ensino, localizada em Prazeres. A previsão é que o equipamento de saúde fique pronto em fevereiro de 2023.

A assinatura para autorização da obra e a carta de intenção já ocorreu na última terça (19) entre a FITS e a Prefeitura do Jaboatão. Para viabilizar a iniciativa, a gestão pública cederá o terreno e gerenciará todo o atendimento ao público, via Sistema Único de Saúde (SUS), além de cuidar da manutenção da estrutura. Já a FITS, ficará responsável pela construção do prédio, compra de equipamentos e disponibilidade das equipes para realizar o atendimento. Os recursos serão aplicados por meio do Coapes (contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde, do Programa Mais Médicos), primeiro firmado em Pernambuco. “Além de ampliar o atendimento público gratuito à população, via rede municipal de saúde, o ambulatório promoverá a inclusão e será um moderno centro de excelência para o aprendizado dos nossos alunos”, adiantou Vanessa Piasson, diretora-geral da FITS.

Estrutura: A estrutura envolverá 15 salas para atendimento, auditório e área para estudo de casos. Será uma unidade de saúde destinada à integração gestão-ensino-serviço-comunidade, com o desenvolvimento das atividades práticas de saúde pelos alunos do curso de Medicina da FITS. O projeto contempla também uma sala de cuidados aos profissionais da saúde e a primeira sala de retirada de gesso do Estado.

Quando estiver pronto, o ambulatório oferecerá consultas médicas em 15 especialidades. Entre elas, Cardiologia, Clínica Médica, Ortopedia, Ginecologia, Obstetrícia, Reumatologia, Endocrinologia e Neurologia. A estimativa é que sejam realizadas 1 mil consultas/mês. Os pacientes que precisarem passar por exames ou procedimentos serão encaminhados à rede pública municipal, via SUS. “Só se constrói a partir de parcerias. Este equipamento vai ajudar a diminuir nossa demanda, ajudar no atendimento à população e também na qualificação profissional”, adiantou o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros. O projeto – que será erguido ao lado da antiga sede da prefeitura de Jaboatão e em frente à secretaria de Saúde do município – contempla ainda a reforma do atual campo de futebol para uso da comunidade e prática de atividade física.

Prática: Os estudantes serão acompanhados e orientados pelos docentes médicos de cada especialidade. Segundo a diretora-geral da FITS, o ambulatório vai unir ainda mais a teoria da academia com a prática, atendendo com a pluralidade do serviço de saúde do SUS, fruto da Lei do Programa Mais Médicos. “A partir das necessidades dos moradores, vamos incentivar pesquisas, projetos de extensão e também campanhas educativas”, adiantou Vanessa.

Futsal Solidário

 

Com premiação para os três primeiros colocados, a Academia Recife, que é administrada pelo Instituto de Gestão do Esporte e da Cultura (IGEC), realizará às 6h30 deste sábado (23), um campeonato de futsal solidário no polo de Santo Amaro, na Av. Governador Agamenon Magalhães, 57. Antes da atividade, os participantes também poderão assistir uma palestra, ministrada pelo professor de educação física Filipe Santos, sobre a importância do alongamento e mobilidade. Durante a ação, serão arrecadados alimentos não perecíveis. O material coletado será encaminhado para famílias da comunidade afetadas pelas chuvas.

IBGE aponta crescimento de trabalhadores domésticos na informalidade

 

Neste 22 de julho é celebrado o Dia do Internacional do Trabalho Doméstico e dados do IBGE apontam que dos 5,6 milhões de empregados domésticos no Brasil, mais de 4 milhões estão na informalidade, ou seja, sem registro na carteira de trabalho e sem garantias de seus direitos trabalhistas. Em muitos casos, para evitar pagar os encargos a um trabalhador formal, são várias as estratégicas dos empregadores, que vão desde optar por contratar diaristas no lugar de mensalistas, até a contratação de domésticas por meio do MEI (Microempreendedor Individual).A advogada e professora do curso de Direito da Estácio, Sheila Santos, traz esclarecimentos quanto aos direitos dos trabalhadores domésticos e esclarece que esses direitos estão elencados na Lei Complementar 150/2015, segundo a qual “empregado doméstico é aquele que presta serviços de forma contínua, no âmbito residencial por mais de dois dias por semana.”

Pela simples interpretação do texto legal é possível compreender que o empregado doméstico é uma “pessoa física” que trabalha para outra pessoa física (empregador doméstico). Em termos legais, o que diferencia a diarista da empregada doméstica é a quantidade de dias de trabalho na semana, a forma de pagamento do trabalho e o tipo de contrato, analisa. A professora da Estácio, pós-graduada em Direito do Trabalho e mestre em Gestão e Estratégia, cita que um diarista pode trabalhar para uma empresa, já o empregado doméstico não. O diarista pode cadastrar-se como MEI, já que entre ele e o contratante tem-se uma relação de trabalho, ao contrário da empregada doméstica e o empregador doméstico que têm uma relação de emprego. Desde 2015, a profissão de diarista foi enquadrada na categoria de MEI, que trabalha por conta própria, mas é regido por legislação especial, ressalta.

A advogada explica que a diarista não possui direitos trabalhistas conferidos pela legislação ao empregado doméstico, tais como: formalização do contrato em CTPS; salário-mínimo ou piso estadual, jornada de trabalho, intervalo para refeição, descanso semanal remunerado, horas extras, adicional noturno, férias, 13º salário, INSS, FGTS, seguro-desemprego, vale-transporte, salário família, salário maternidade, vale-transporte.

É importante que os empregadores domésticos tenham atenção aos aspectos legais, porque ao contratar uma doméstica através do MEI, correrá riscos de sofrer ações trabalhistas cujo objetivo será o de reconhecimento da relação de emprego e o pagamento de todas as verbas trabalhistas devidas, uma vez que tal prática se configura como fraude à lei, conforme artigo 9º da CLT, segundo o qual “serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente Consolidação”, explica a professora do curso de Direito da Estácio.

Shopping Patteo movimenta atividades de educação no trânsito para crianças

 

Neste fim de semana, Prefeitura realiza emissão de cartão de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. Ação acontece no Shopping Patteo neste sábado e domingo, também haverá atividades de educação no trânsito para crianças. Idosos, grávidas e pessoas com deficiência que precisam emitir ou renovar o cartão de estacionamento terão uma oportunidade neste fim de semana. A Prefeitura de Olinda irá realizar uma ação no próximo sábado (22), das 10h às 20h, e domingo (23), das 12h às 20h, no Shopping Patteo. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Mobilidade Urbana do município. Na ocasião também haverá educação no trânsito para crianças utilizando o circuito de bicicleta, além da conscientização sobre a não ocupação de vagas destinadas exclusivamente para pessoas com direito ao estacionamento especial e idosos. A emissão do cartão do idoso, grávidas e das pessoas com deficiência é entregue na hora e acontecerá no subsolo do Shopping, no horário das 13h às 17h. A ação de educação de trânsito com o circuito de bicicleta será no piso L1, ao lado do Bradesco.

Documentação Idosos: Para as pessoas que precisam emitir cartão de estacionamento do idoso, é preciso apresentar a xerox e original do RG e comprovante de residência. Quem precisa atualizar o cartão, leva a mesma documentação e também o cartão atual. Documentações Grávidas e Pessoa do Deficiência: Para emitir o cartão de estacionamento para vagas especiais, grávidas de pessoas com deficiência precisam apresentar a xerox e original do RG, comprovante de residência e laudo médico. Mais informações através do número (81) 99405.8700.

Segunda etapa do Hospital Geral do Sertão será entregue em até 60 dias

 

O Governo de Pernambuco entregará a segunda etapa do Hospital Geral do Sertão Governador Eduardo Campos (HEC) em até dois meses. A expansão da unidade, em Serra Talhada, contará com a abertura de leitos de internação, emergência geral e ambulatório, além de outras estruturas administrativas e operacionais. Ao passar a funcionar com plena capacidade, o hospital terá acima de 100 leitos, número mais de duas vezes maior que o atual, beneficiando mais de 842 mil habitantes de 35 cidades do sertão pernambucano. O governador Paulo Câmara tem vistoriou e acompanhou o andamento da obra. O investimento , com 10 mil m² de área construída, deve ultrapassar o valor de R$ 47 milhões. “O Hospital Geral do Sertão já está com sua ampliação quase concluída. A expectativa é de que no máximo em 60 dias ele já esteja em funcionamento, servindo ao município de Serra Talhada e a toda a região. É um equipamento importante, que vai encurtar distâncias e oferecer mais serviços de qualidade”, frisou Paulo Câmara. A estrutura hospitalar, considerada a mais moderna do Sertão de Pernambuco, conta com 44 leitos, sendo 30 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica e quatro de enfermaria. A primeira etapa foi inaugurada em julho de 2020, nos primeiros meses da pandemia da Covid-19. Inicialmente, atendia apenas pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

IGEC promove atividades de férias gratuitas no Parque Macaxeira e Parque Santana

 

O passeio no parque pode se tornar um dia inesquecível para as famílias. Assim pensa o Instituto de Gestão do Esporte e da Cultura (IGEC) que passa a realizar , a partir desta última quinta (21), o Recreando no Parque. Reunindo brincadeiras para todas as idades, o evento acontecerá durante os dois últimos finais de semana de julho nos parques da Macaxeira e Santana, equipamentos que são administrados pelo IGEC. Com entrada gratuita, a programação contará com atividades como recreação, shows de mágica, contação de histórias, entre outras, até o dia 31 de julho. Para aproveitar as atividades e curtir o tempo restante de férias dos pequenos, as famílias não precisarão realizar inscrições prévias.

O programa abriu sua agenda , nesta última quinta, 21, Das 15h às 18h , com a oferta de variados brinquedos infláveis; Neste sábado, 23 , Das 09h às 12h continuam os brinquedos infláveis e recreação . E das 15h às 18h – Recreação e show de mágica. Dia 24/07 (domingo): Das 09h às 12h – Brinquedos Infláveis e Recreação . Das 15h às 18h – Recreação e Show infantil com contação de histórias com Turma do Zé. E ao longo da semana uma programação variada virá para a garotada. Procure saber, conhecer. Qualificado como Organização Social (OS) pela Prefeitura do Recife, o Instituto de Gestão do Esporte e da Cultura é uma organização não governamental habilitada para atuar na execução de políticas públicas na área esportiva e cultural da capital pernambucana. Além disso, o IGEC é responsável pela administração das Academias Recife, Parque Santana e Parque da Macaxeira. Seu diretor executivo, Eduardo Couceiro, também atua como diretor presidente do Instituto Incentiva, responsável por eventos já consagrados no cenário esportivo estadual como a Meia Maratona Eu Amo Recife e o Hang Loose Pro Contest.

 

Neste sábado, 23, no Shopping Costa Dourada, irá subir ao palco do Som na Praça o cantor Ed Rodovalho. A apresentação é gratuita e acontece na Praça de Alimentação, das 18h30 às 20h30. Violonista e cantor há mais de 15 anos, Ed Rodovalho se iniciou há três nos shows musicais da noite, a convite de amigos também músicos. “Sou eclético com preferência em MPB. Cresci ouvindo os clássicos, curto bastante a MPB raiz, além dos sertanejos da atualidade”, conta. Segundo o músico, que já se apresentou no Som na Praça por volta de dez vezes, o show ideal se caracteriza por músicas bem executadas e um público interativo. Também compositor, ele possui objetivos para o futuro próximo. “Tenho planos de, em 2023, entrar em estúdio e começar a trabalhar com autorais nas plataformas”. O repertório será variado, com músicas da MPB, sertanejo, piseiro, axé e forró, além de sucessos do TikTok.

Fome: Saiba como evitar o desperdício de alimentos

 

 

As pesquisas nos lembra que 33 milhões de pessoas no país passam fome atualmente. Cada brasileiro desperdiça cerca de 60 kg de alimentos por ano, segundo dados de levantamento feito pela Embrapa. A estimativa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é que o mundo jogue no lixo cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos por ano. O número equivale a 17% de toda a produção mundial de alimentos.

A maior parte do desperdício de alimentos – cerca de 61% – vem das famílias. A prática ocorre quando os alimentos, mesmo que ainda aptos para o consumo, são jogados fora por aparência desagradável, machucados, deformados, etc. Contudo, estas ações, principalmente em meio a altas dos preços, podem ser evitadas desde que implementada algumas medidas. “Evitar o desperdício de alimentos não é só uma atitude de consciência social e ambiental. Aproveitar melhor os alimentos também é uma forma de economizar, evitando a compra de novos itens. E quando se fala de aproveitamento, estamos falando das cascas, talos, folhas de frutas, verduras e legumes, além de ainda existir diversos ganhos para a saúde, com aumento de nutrientes, vitaminas e minerais”, explica Thais Dias, docente do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) e nutricionista especialista Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar.

Além disso, a especialista ressalta a importância de fazer um planejamento. “Comprar somente o necessário, se planejando para cada refeição, armazenar os alimentos de forma adequada garantido a segurança e vida útil do alimento, organizar os alimentos por data de validade, preparar a quantidade de comida de acordo com o que será consumido e colocar no prato apenas a porção da qual será possível comer durante as refeições, são outras formas que podem ajudar a evitar o desperdício em casa. É preciso criar uma consciência coletiva”.

Já entre as ações do poder público que podem minimizar o quadro de perdas e desperdícios dos alimentos e incentivar o consumo consciente da população, estão a realização de pesquisas que auxiliem na determinação das causas e possíveis soluções das perdas e dos desperdícios de alimentos no Brasil, o fomento à inovação tecnológica e às tecnologias sociais direcionadas à redução das perdas de alimentos, o apoio a campanhas educativas, ações de comunicação e divulgação de boas práticas junto à população.

Não sabe como aproveitar os alimentos? Aprenda a usar os ingredientes que você tem em casa com estas receitas. Confira:

Suco de casca de abacaxi com capim cidreira

Ingredientes:

● Cascas de um abacaxi, bem lavadas
● xícara (chá) de capim cidreira
● 1 litro de água
● Açúcar a gosto (opcional)

Modo de preparo:

Bata no liquidificador as cascas de abacaxi, o capim cidreira e a água
Coe e adoce a gosto
Você ainda pode usar o bagaço para fazer uma geléia

Bolinho de vegetais

Ingredientes:

● 3 xícaras (chá) de casca de chuchu, cenoura, berinjela
● ½ xícara (chá) de talos de agrião e salsa
● ½ xícara (chá) cebola ralada
● 1 dente de alho
● 2 colheres (sopa) de óleo para refogar
● 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
● ½ xícara (chá) de leite
● ½ xícara (chá) de água
● 1 xícara (chá) de arroz cozido
● ½ xícara (chá) de farinha de rosca
● 1 xícara(chá) de óleo para fritar

Modo de preparo

Lave bem as cascas dos legumes e talos das hortaliças. Pique-os e reserve
Refogue a cebola e o alho no óleo
Junte as cascas e os talos e, se necessário, ½ xícara de chá de água.
Refogue até ficarem macios.
À parte, dissolva a farinha de trigo no leite e na água e junte ao refogado.
Cozinhe, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela.
Desligue o fogo e misture o arroz cozido
Faça bolinhos, passe-os na farinha de rosca e frite

Dica: Adubo orgânico

Uma ótima forma de fazer o reaproveitamento de cascas de frutas e de verduras é triturando-as para a adubagem. Os nutrientes das cascas de batata, por exemplo, são ótimos para o desenvolvimento de folhagens. As cascas de banana são ricas em potássio e fósforo, elementos importantes para a saúde das plantas. Cascas de cenoura, abóbora e manga também. Só não é recomendado utilizar as cascas de frutas cítricas para esta função (como abacaxi, laranja e limão).

Redação com veículos e assessorias- Fotos: Divulgação

Compartilhar