Outubro Rosa: Especialista explica a relação entre câncer de mama e saúde ocular

O câncer de mama é uma realidade comum, especialmente, entre as mulheres. No entanto, o que muitos não sabem é que este câncer, conhecido por sua capacidade de se espalhar para outros órgãos, está diretamente ligado à saúde ocular, já que cerca de 50% das metástases oculares têm origem no câncer de mama.
“A metástase ocular mais frequente ocorre na coróide, a parte do olho responsável pela vascularização da retina. Mas, isso não impede que outras estruturas oculares, como a órbita e a pálpebra, também sejam afetadas”, disse o médico oftalmologista da Clínica Oftalmo Diagnóstico, Diego Mahon.
De acordo com o especialista, os sinais de metástases coroidais podem incluir perda de visão, sensação de flashes de luzes, manchas escuras flutuantes na visão, dor, vermelhidão nos olhos e distorção da visão. “Detectar essas alterações oculares é essencial para o tratamento, pois quanto mais cedo a doença for identificada, maior a chance de evitar complicações graves”, pontuou.
“Por isso, além do autoexame regular e da mamografia anual, as mulheres acima dos 40 anos precisam fazer o exame de mapeamento de retina. É uma medida preventiva simples, mas que pode fazer uma diferença significativa e salvar inúmeras vidas”, concluiu Diego Mahon.
Redação com assessoria/ Foto- Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

