ONG faz campanha nacional para acabar com abate e preservar os jegues

 

Temendo a extinção dos jumentos no Brasil já nos próximos anos, a The Donkey Sanctuary, organização internacional, lançou no final de maio uma campanha nacional pedindo o fim do abate do animal. A campanha #salvejegue já recolhe assinaturas em petição no site salvejegue.com.br, que será encaminhada a deputados e senadores em Brasília. A ideia é pedir que os parlamentares votem iniciativas proibindo o abate destes animais. Além da petição, a página da campanha apresenta dados, pesquisas e reportagens sobre a situação dos jumentos no país.

De acordo com a ONG, cerca de 4,8 milhões de jumentos são abatidos anualmente no mundo. No Brasil, dados coletados pela organização junto ao Ministério da Agricultura apontavam uma população de 408 mil animais no ano passado. Mas quando se trata do abate desses animais, a conta preocupa. Somente no estado da Bahia, entre fevereiro do ano passado e abril deste ano, foram 73 mil animais abatidos. Patrícia Tatemoto, representante da organização The Donkey Sanctuary na América do Sul, acredita que os números do abate no país são subnotificados.nA porta-voz da ONG destacou também que o abate no Brasil é apenas exploratório e extrativista. O nosso país tem hoje quatro abatedouros, com serviço de inspeção federal, habilitados para o abate e exportação de jegues. Três na Bahia e um em Minas Gerais. Em fevereiro deste ano, a Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília, decidiu suspender o abate de jumentos no Brasil para exportação.

Tem Pernambucana na Seleção

Brasileira de Basquete Sub 18

 

A ala-pivô do time de basquete feminino do Centro Universitário Estácio Recife, Manuella Aquino, de 18 anos, foi selecionada para integrar a Seleção Brasileira que vai disputar a Copa América Sub 18 Feminina desta segunda , 13, a domingo, 19; em Buenos Aires, na Argentina. Esta é a quarta vez que a atleta pernambucana é convocada para representar o Brasil em campeonatos internacionais. Em 2018, a jogadora participou das seletivas para a integrar a Seleção Brasileira U15 5×5. Já em 2021, com 17 anos, foi convocada para a Seleção Brasileira 3×3 – Sub 23, passou na eliminatória e viajou para a Colômbia para disputar o Panamericano Júnior em Cali. Neste ano, a integrante do time de basquete da Estácio Recife integrou a seletiva para defender o Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude.

“Minha primeira meta quando fui convocada era estar entre as 12 atletas que iriam viajar para defender o Brasil. A primeira meta foi batida com sucesso! E a próxima é conseguir ajudar a Seleção Brasileira na competição e trazer a medalha e a vaga para o mundial em 2023”, completa. Manuella começou a jogar basquete aos 12 anos. Atualmente, se divide entre os treinos e jogos pelo time de basquete da Estácio Recife e o curso de graduação. A jogadora está cursando o 1º período de Educação Física na instituição de ensino superior.

O time de basquete feminino da Estácio Recife foi formado a partir da parceria com o Nosso Clube/Instituto Vitaliza, que há 15 anos recruta e forma atletas de colégios públicos recifenses em diversas modalidades. Segundo Affini Junior, gerente esportivo do Nosso Clube/Instituto Vitaliza, as atletas selecionadas recebem não só bolsas de estudo, mas também todo o acompanhamento necessário realizado por uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, nutricionista, preparação física e fisioterapia.

 

Grupo AD Shopping e o Camará Shopping

entregam doações às vítimas das chuvas

 

O Grupo AD e o Camará Shopping entregaram um caminhão repleto de doações, no valor de R$ 30 mil, para as vítimas das chuvas em Camaragibe, na RMR . A ação envolveu a doação direta de mais de 400 peças, entre roupas de cama e banho para a entidade Associação de Mulheres Guerreiras de Camaragibe de Camaragibe/PE.

“Em um momento tão delicado, buscamos, através do envolvimento de todos os Empreendimentos e do Grupo AD contribuir e dar suporte para todos que perderam seus bens e até entes queridos”, disse Helcio Povoa – CEO do Grupo AD. O Grupo AD rapidamente se mobilizou e, em parceria com a Associação das Mulheres Guerreiras, realizou a campanha SOS Pernambuco nos 41 shoppings da rede, para que as pessoas pudessem participar em todas as 5 regiões do país e realizar doações financeiras em prol das vítimas das chuvas.

Para Tony Bonna, Coordenador de Administração Geral do Camará, “A AD Shopping é uma empresa que sempre se sensibilizou com os problemas das comunidades em que os shoppings que ela administra estão inseridos. E não seria diferente com o povo de Camaragibe. É um povo que aceitou o empreendimento como sendo a sua segunda casa, que faz do Camará um local de entretenimento e lazer. Nós tínhamos que estar juntos do povo nesse momento triste. A gente espera que isso ajude bastante as pessoas e sensibilize outras empresas a fazerem o mesmo também.”

Sobre o Grupo AD – A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 41 empreendimentos de diversos formatos, tanto em capitais quanto no interior. São mais de 30 anos de experiência em planejamento, desenvolvimento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que facilita a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial; seja em lojas, quiosques ou mídia no mall.

Olinda e Estado promovem novas emissões de documentos para os atingidos pelas chuvas

 

A Prefeitura de Olinda e o Governo do Estado promovem nesta terça (14), das 8h às 17h, mais uma rodada de emissão de documentos para pessoas que perderam RG, CPF, entre outros, durante as últimas chuvas. O trabalho será concentrado no CAIC, na Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos, e vai ofertar, gratuitamente, a emissão de novos documentos, como carteira de identidade, CPF, além da segunda via dos registros de nascimento, casamento e óbito.O trabalho, integrado entre as secretarias municipais de Segurança Cidadã, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Educação e Executiva de Defesa Civil juntamente com o Governo Estadual, conseguiu, no último sábado (11.06), atender mais de 300 pessoas no primeiro dia de atividades. A demanda continua espontânea e a ideia é beneficiar o maior número de pessoas já que a capacidade de atendimento foi reforçada.

Ainda em Olinda: O Projeto Identidade Cidadã iniciou um novo ciclo de serviços nesta segund (13). A população contemplada é do Alto Nova Olinda, até sexta (17), das 8h às 16h. O projeto é uma parceria da Prefeitura , executado pela Secretaria de Segurança Cidadã, com o Instituto de Identificação Tavares Buril. Até o momento foram emitidos mais de 7 mil RG’s. A equipe da pasta estará no Núcleo de Apoio à Criança, Adolescente, Idoso e Deficiente, na Av. Castro Alves, 819.A primeira via do documento de identidade é emitida gratuitamente para quem vai tirar pela primeira vez e pessoas com mais de 65 anos. É necessário levar o original e cópia da certidão de nascimento. A foto para a carteira é tirada na hora. A partir da segunda via é preciso expedir um boleto no site da Secretaria de Defesa Social e pagar a taxa.

O projeto Identidade Cidadã, da Prefeitura de Olinda, percorre diversos bairros da cidade e os moradores podem acessar o serviço com mais facilidade, sem a necessidade de agendamento. Esse trabalho nos bairros é uma extensão do que é realizado na Secretaria de Segurança Cidadã, que também realiza o atendimento em sua sede, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h, localizada na Avenida Santos Dumont, 177 – lado “B”, no bairro do Varadouro. Quem ainda não retirou a identidade, pode realizar contato no telefone (81) 3429.2947, além da opção de WhatsApp, por meio do (81) 98979.0054 e obter informações sobre a disponibilidade do documento.

Cursos superiores da área

de saúde ganham visibilidade

 

Durante a pandemia da Covid-19, a atuação dos profissionais de saúde na linha de frente do combate ao vírus despertou a atenção do mundo inteiro. No Brasil, de acordo com um levantamento do Observatório de Ensino Superior, foi registrado um aumento expressivo no número de matrículas nos cursos de saúde, tanto na modalidade presencial quanto no ensino a distância. Entre os de maior procura, estão os cursos de Psicologia, Medicina, Odontologia, Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia. “Nos últimos anos, o mercado de trabalho da saúde aumentou cerca de 200% e isto tem fomentado uma maior procura pelos cursos desta área. Como instituição de ensino, estamos investindo cada vez mais nos cursos de saúde, tanto em recursos humanos, com docentes altamente qualificados, como em infraestrutura, promovendo para o nosso aluno uma experiência acadêmica inovadora, com desenvolvimento de competências e habilidades imprescindíveis a uma melhor empregabilidade”, explica Juliana de Fátima Macedo Santos, líder nacional da área da saúde da Wyden. A instituição possui cursos de Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina, Gestão Hospitalar, entre outros.

Um dos exemplos desta tendência é o estudante João Cléber Oliveira Dias do Nascimento, que ingressou no curso de Farmácia da Wyden em 2021 e revelou ter tido três motivos para escolher um curso da área. “Primeiro, observei que na pandemia a área de trabalho na saúde cresceu; segundo porque me inspirei na minha irmã que é enfermeira, mas atualmente está cursando Farmácia e o terceiro é um motivo religioso, por eu ser do Candomblé e meu orixá ser Omolú, Deus da Cura e da Doença, que representa todos os profissionais de saúde. Isso sempre me chamou atenção para a área, pois eu queria ser igual a ele”, explica João Cleber. O estudante ainda reforça que por sua mãe e sua avó necessitarem de cuidados especiais, a vontade de trabalhar na área farmacêutica despertou grande interesse.

TENDÊNCIA – Essa disparada pela procura por cursos de saúde também foi notada por uma pesquisa global feita pela Pearson Education. Segundo o estudo, foram entrevistados 2 mil pais e alunos universitários entre 11 e 17 anos. Dentre os pais, 64% deles disseram ter percebido aumento de interesse por parte dos filhos em assuntos relacionados à ciência com o surgimento da pandemia. No Brasil, esse índice foi ainda maior, chegando a 67%. A pesquisa também revelou que 64% dos alunos consideram escolher a carreira profissional influenciados pela pandemia. O estudo foi realizado no Brasil, Estados Unidos, China e Reino Unido.INCENTIVO – Para auxiliar o ingresso dos estudantes, nos cursos de saúde a Wyden realizará até o dia 20 deste mês uma campanha com descontos especiais para os cursos da área da saúde, nas modalidades presencial e semipresencial. Mais informações: https://inscricoes.unifbv.com.br/.

 

 

Tratamento odontológico

gratuito para a população carente

 

Segundo dados de 2019 do IBGE, cerca 34 milhões de brasileiros, com mais de 18 anos, perderam 13 dentes ou mais, e 14 milhões de pessoas perderam todos os dentes. Na mesma pesquisa, o IBGE apontou que menos da metade dos brasileiros consultou um dentista nos 12 meses anteriores ao levantamento. Como forma de atuar para melhorar essa situação, o Centro Universitário UniFBV | Wyden está abrindo ao público a sua Clínica Escola de Odontologia.No local, estudantes e professores prestam serviços odontológicos à população em uma estrutura que tem capacidade de atender até 30 pessoas ao mesmo tempo, graças aos consultórios com equipamentos modernos e dentro dos altos padrões de qualidade.A clínica escola oferece tratamento nasdiversas áreas, como dentística (restaurações), endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de doenças gengivais), cirurgia oral, odontopediatria, estomatologia e prótese. O tratamento é inteiramente gratuito e cumpre um importante papel social junto à comunidade adjacente ao campus.

Em breve, a unidade vai contar com mais um serviço voltado à imagem com aparelho de raio X panorâmico. O serviço de radiologia, será totalmente digital. Ele auxiliará, além da necessidade odontológica, na documentação ortodôntica para as pessoas de baixa renda quem precisam usar aparelhos e que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de serviço.De acordo com a coordenadora acadêmica do curso de Odontologia do UniFBV, Jerlúcia Cavalcanti, a clínica escola de odontologia conta com uma estrutura que está à frente de outras instituições de ensino que oferecem serviços clínicos para a população. O espaço conta com aparelhos modernos, cadeiras odontológicas de última geração, aparelhos de laser, ultrassom odontológico, moderna central de esterilização, bisturi elétrico entre outras tecnologias à disposição dos alunos.

“A nossa escola conta com um atendimento de qualidade, com acompanhamento dos professores durante os procedimentos realizados pelos alunos entre o 5º e o 10º período e um tratamento totalmente humanizado. Além dos serviços já existentes, muito em breve iremos lançar duas extensões, uma para o tratamento da dor orofacial e outra para urgência”, acrescentou. Para ingressar no serviço odontológico da escola, a população deverá se dirigir ao campus do UniFBV, localizado na Avenida Jean Emile Favre, 422, no bairro da Imbiribeira. O telefone da clínica é o 0800 771 5001.

 

Blogdellas com informações dos veículos e assessorias de imprensa- Fotos-Divulgação.

 

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar