Notícias

Oficina Cerâmica Francisco Brennand tem reconhecida sua função social

Única no mundo, construída a partir dos anos 70 do século passado e chamada pelo seu criador de “Catedral da Arte”, a Oficina Cerâmica Francisco Brennand – agora transformada em Instituto (IOCFB) – acaba de ser reconhecida por  “sua sua função social, com foco no fomento à produção cultural, educacional, social e artística”. A  informação foi divulgada pela Prefeitura do Recife, durante cerimônia realizada na instituição, que fica no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife.

A legislação ratifica o IOCFB como uma entidade de grande relevância para o município, destacando seu papel na preservação e divulgação da obra de Francisco Brennand (1927-2019), um dos maiores artistas brasileiros. A lei visa assegurar que o Instituto continue promovendo iniciativas voltadas para a comunidade, contribuindo para a manutenção e disseminação da rica herança cultural de Brennand.

“A Oficina Cerâmica Francisco Brennand é um grande patrimônio do Recife e, a partir de hoje, passa a ser também de utilidade pública. Com a sanção dessa lei, nós trazemos ainda mais responsabilidade para cuidar desse patrimônio, entendendo que é do interesse da cidade que ele seja preservado. Dessa forma, vamos avançar ainda mais para preservar a arte e a cultura do Recife”, afirma o Prefeito do Recife, João Campos.

Além de preservar e expor as mais de 3 mil obras do acervo de Francisco Brennand, o Instituto promove programas educativos que já beneficiaram milhares de alunos da rede pública e capacitaram centenas de professores. O IOCFB também proporciona a inclusão e a democratização do acesso à cultura. O entorno da oficina ainda inclui uma área preservada da Mata Atlântica, que está aberta ao público para atividades de lazer e esporte. Trilhas ecológicas e outras iniciativas promovem a integração entre a arte e o meio ambiente, tornando o espaço um ponto de encontro para todos os recifenses.

“Essa relação intensa com a cidade é um dos motivos pelos quais a gente existe e é uma das satisfações do nosso trabalho: poder dividir com os recifenses, pernambucanos e turistas esse espaço que extrapola os limites da nossa Cidadela, como Brennand chamava, para além dos nossos muros, abrindo toda a reserva ambiental para o uso gratuito da população. Mas não é só um reconhecimento cultural ser declarada a nossa Utilidade Pública. Também é uma importante forma de apoio da Prefeitura do Recife à Oficina, contribuindo para as nossas ações”, registra Marcos Baptista, presidente da Oficina Francisco Brennand.

Francisco Brennand, iniciou sua carreira artística como pintor e desenhista aos 16 anos. Ao regressar de anos de estudo na Europa, recebeu do pai uma fábrica cerâmica desativada. Ele transformou a antiga Cerâmica São João, na Várzea, em um espaço único que combina arte, história e natureza. Passou a produzir pisos e revestimentos cerâmicos, que – como ele próprio dizia – davam suporte financeiro para sua arte. Durante 50 anos, ele desenvolveu a Oficina Cerâmica, criando um legado que transcende fronteiras e enriquece a cultura local e internacional. Em 2019, Brennand formalizou a criação do IOCFB, garantindo a continuidade de sua obra e de seus ideais. Além de sua Oficina – famosa em todo o mundo – o artista deixou outra marca no Recife: o Parque de Esculturas Francisco Brennand, em frente ao Marco Zero da cidade.

Blogdellas compartilha o texto da jornalista Letícia Lins/Blog #OxeRecife em 29/06/2024

Fotos:Edson Holanda/ Divulgação / PCR e Letícia Lins (acervo #OxeRecife)

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *