Obama perde 300 mil seguidores no Twitter
Barack Hussein Obama II, Obama, o popular ex-presidente dos EUA , primeiro afro-americano a ocupar o cargo, é a pessoa mais seguida no mundo , no Twitter, com 131,4 milhões de pessoas até os últimos dias. Ele perdeu, nas últimas horas, mais de 300 mil seguidores na rede.
Políticos outros também tiveram grandes baixa de seguidores e o ocorrido gera dúvidas sobre o movimento de ativação e desativação em massa que tem acontecido nas últimas horas – dias depois de a rede social ter sido adquirida por US$ 44 bilhões por Elon Musk. O megaempresário que ocupa a oitava posição no ranking, com 80,5 milhões de seguidores na plataforma que ele agora é dono e com certeza já subindo que nem um foguete na posição.
O Twitter afirmou à rede NBC, nos EUA, que a desativação de contas não teve nada a ver com a aquisição. A “flutuação no número de seguidores” foi um processo “orgânico”, disse. A plataforma também não informou sobre quantas contas foram ativadas ou desativadas desde a concretização da compra. E ainda não divulgou o novo ranking de seguidores.
Aqui, o presidente Jair Bolsonaro e seus filhos tiveram os números impulsionaos em poucas horas – e especialista vê uso de bots. Nos EUA, a senadora republicana Marjorie Taylor Greene ganhou quase 100 mil seguidores também.
“Enquanto continuamos a tomar medidas em contas que violam nossa política de spam, o que pode afetar a contagem de seguidores, essas flutuações parecem ser o resultado de um aumento na criação e desativação de novas contas”, disse o comunicado da NBC.
Foto: Obama/NBC