O que vai mudar na

aposentadoria em 2023?

 

 

Em vigor desde o 13 de outubro de 2019, a reforma da previdência trará uma série de mudanças no próximo ano que afetarão diretamente seus beneficiários. A alteração nas regras da previdência sofrem aumento tanto na idade, quanto na pontuação necessária para aposentadoria, sendo diferente para homens e mulheres. Aposentadoria por pontos Uma das alternativas mais procuradas para dar entrada na aposentadoria é, com toda certeza, a aposentadoria por pontos. Segundo o Advogado previdenciário Elizeu Leite, ela é calculada de acordo com uma soma que junta a idade do trabalhador mais o tempo de contribuição.

Hoje, a soma para mulheres deve chegar a 89 pontos e os homens a 99. Porém no ano de 2023, com as mudanças na reforma da previdência, a soma muda para 90 pontos para as mulheres e 100 para os homens. A mulher deve ter no mínimo 30 anos de contribuição e o homem 35 anos de contribuição.

Aposentadoria por Tempo de contribuição com idade mínima progressiva
Outra alternativa para o beneficiário é a aposentadoria com idade mínima progressiva, sendo definida de acordo com idade, além do tempo de contribuição. Em 2022 os valores são: Para as mulheres, 57 anos e 6 meses e 30 anos de contribuição; já para os homens são 62 anos e 6 meses e 35 anos de carteira. Com a alteração dessa regra, a idade mínima progressiva muda para 58 anos para as mulheres e 63 para os homens, já o tempo de contribuição, não sofrerá mudanças, entrando em vigor a partir de 2023. De acordo com Elizeu Leite, ambas as regras já estavam em vigor antes da reforma da previdência e, no próximo ano, sofrerão mudanças a de acordo com estabelecido pela Emenda Constitucional 103/19.

Aposentadoria por idade mínima :Uma das formas mais comuns de ter acesso ao benefício da previdência, é através da aposentadoria por idade, sendo a opção mais comum entre os brasileiros. Atualmente a regra estipula a idade mínima de 61 anos e 6 meses para as mulheres, como também 15 anos de contribuição, já para os homens a idade mínima para dar entrada na aposentadoria é de 65 anos e 15 de tempo de contribuição. Em 2023 as mudanças na regra atingem apenas as mulheres, alterando a idade mínima para 62 anos. Já p tempo de contribuição continua sendo o mesmo para ambos os sexos.

Férias de julho unindo diversão

e educação no River Shopping

 

O mês de julho vem chegando e, junto, as férias. Para a criançada em Petrolina, tem programação diferenciada à vista: o River Shopping apresentará o Viajando Pelo Mundo, evento cultural em que, a cada semana, uma localidade do globo será abordada ludicamente. Será das terças-feiras às quintas-feiras, das 17h30 às 19h30, com ornamentação diversa e recreadores vestidos a caráter. Para abrir, a semana um abordará o México, desta terça (5) à quinta (7). Na semana seguinte, será a vez da França, do dia 12 até 14. Na terceira semana, o Japão, do dia 19 até 21. E, encerrando da melhor forma, entre os dias 26 e 29, o público poderá conhecer melhor o Continente Africano.O cronograma da atração temática terá abertura musical, com dança e cantoria, às 17h30.E, das 18h às 19h, o River oferecerá oficinas de artes plásticas de acordo com cada lugar abordado. Experimentando as culturas, até às 19h30, o evento se dedicará a curiosidades, música e dança.

Reforço na vacinação olindense e

ajuda aos atingidos pelas chuvas

 

Olinda amplia vacinação contra a gripe para crianças a partir de seis meses de vida. A Secretaria de Saúde de Olinda começou nesta última segunda, 4, a vacinação contra a gripe, a partir de seis meses de idade. O atendimento acontece nas unidades básicas de saúde e policlínicas da rede municipal, de segunda a sexta, das 8h às 17h. As equipes do Programa Nacional de Imunização (PNI) da cidade irão aproveitar a campanha para atualizar o cartão da vacina.O público precisa apresentar um documento de identificação com foto quando for tomar a vacina. Os pais e responsáveis devem levar a Certidão de Nascimento e o cartão da vacina da criança para que ela seja vacinada.

Ainda: O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, reuniu-se no Palácio dos Governadores, com representantes do Movimento União BR. Em pauta formas de ajudar as pessoas que foram afetadas pelas chuvas no município. A ONG fará a doação de 100 geladeiras, 100 fogões, 350 colchões e 1.000 cestas básicas para famílias que tiveram perdas durante o temporal. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) da cidade será a responsável pelo repasse do cadastro com os nomes de pessoas que se enquadram dentro do perfil exigido pelo Movimento União BR.

Exposição movimenta o Poço da Panela

 

Ainda era período pré-pandemia, quando o artista plástico Joelson Gomes, convidou o também artista, Maurício Castro, parceiro de outros envolvimentos, aventuras artísticas e de afetos compartilhados pela amizade – amor e admiração, para juntos iniciarem um novo projeto artístico, feito a partir do manuseio com o barro. Joelson também estendeu o convite para Isabela Stampanoni e Joana Liberal, colegas que pouco haviam experimentado a matéria barro e a criação com a cerâmica, mas que poderiam agregar ao projeto, por meio de uma afinidade afetiva e de admiração pelo trabalho de ambas. E foi assim que que nasceu a Exposição A Casa Simples: Envolver-se, que está aberta ao público, até 29 de julho, de 10h às 17h, no Ateliê Casa Simples, no Poço da Panela, reunindo o trabalho desses quatro artistas.

“A ideia inicial era me reunir com os amigos, no meu Ateliê Casa Simples, para a construção do projeto e experimentação coletiva e colaborativa de trocas de saberes, de diálogo, de materiais e de repertórios geracionais. Mas aí veio a pandemia e esses encontros precisaram ser feitos à distância”, explica Joelson. Ele diz também que havia uma crença e uma necessidade política, na vida contemporânea, do encontro e da conversa como estratégia de resistência aos processos de fragmentação e de políticas de eliminação do (a) outra: a contrapelo de uma vida fascista.

Na impossibilidade dos encontros, cada um dos artistas envolvidos, em conversas mediadas pelas tecnologias foi se reinventando no modo de envolver-se com o barro e o processo criativo. Uma imersão feita na cidade de Tracunhaém, Terra do Barro, também foi importante para os artistas vivenciarem o dia-a-dia de produção do barro, dos oleiros locais, do processo de criação de peças em barro. O resultado está exibido nesta coletiva. “Mesmo que conte muito das subjetividades individuais, simultaneamente fala e grita do tempo que vivemos coletivamente entre o isolamento e o desejo de rua. Fala dos corpos fragmentados, dos desejos de um devir plural e potente para as artes, cultura e para uma vida antifascista, fala diz das coisas e de um planeta vivido em tempos pandêmicos”, conta a curadora Joana D’Arc Lima.A exposição A Casa Simples: Envolver-se está montada no Ateliê Casa Simples, que fica na Rua dos Arcos, 260, no Poço da Panela. A mostra é aberta ao público, de segunda a sexta, das 10h às 17h, até 29 de julho, com entrada gratuita.

Exposição:’Barroco Sertanejo’, de

Stênio Burgos na Caixa Cultural

 

 

Uma boa opção para quem procura mostras culturais é a exposição “Barroco Sertanejo”, do cearense Stênio Burgos que começou a movimentar a Caixa Cultural nesta última terça, 5 . Com curadoria de Denise Mattar, a mostra segue até 11 de setembro, com visitação de terça a domingo, das 10h às 18h.”Barroco Sertanejo” reúne cerca de 80 obras produzidas sobretudo em 2020 e 2021, mas também telas desde 2004.As telas de Burgos são elaboradas a partir de uma pintura-desenho delineada em traços rápidos e vigorosos. Sua pesquisa envolve a linguagem da cor, criando escalas cromáticas e sensações de relevo. “A minha pintura é muito pessoal, muito autobiográfica. Apesar disso, pode ter uma influência da pintura holandesa no século 17”, diz Stênio, que morou na Holanda entre 2004 e 2019.

Redação com veículos e assessorias- Fotos-Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar