Economia

O mercado abre espaço para os negócios em torno de tema visto como tabu: a menopausa




As empresárias Márcia Cunha e Carla Moussali acompanharam de perto as experiências de suas mães com a menopausa. As histórias são diferentes, mas têm um ponto em comum: a falta de informação que essas mulheres tinham sobre este período temido pela maioria das mulheres. O tema ainda é um tabu e ainda são poucos os conhecimento sobre a menopausa e as mudanças causadas por ela.

De acordo com uma pesquisa da empresa de venture capital Female Founders Fund de 2020, quase dois terços das entrevistadas (64%) se sentem despreparadas para a menopausa. “A maternidade está associada à vida, mas a menopausa ainda é vista como algo negativo e isso assusta a mulher”, diz Carla.

E foi diante dessa constatação que Márcia e Carla fundaram, no ano passado, a Plenapausa, primeira femtech brasileira focada em informar as mulheres sobre a menopausa e oferecer produtos que solucionam alguns de seus principais sintomas. E agora elas lançam um aplicativo para acompanhar as mulheres durante o climatério.

Depois de encontrar um problema a ser resolvido, as empreendedoras pesquisaram esse mercado que, apesar de pouco explorado no Brasil, tem um grande potencial. Isso porque a população global de pessoas no pós-menopausa está crescendo. Em 2021, as mulheres com mais de 50 anos eram 26% de todas as mulheres e meninas globalmente, um aumento de 22% em relação à década anterior. Segundo a OMS, até 2030, haverá mais de 1 bilhão de mulheres na menopausa.

Globalmente, esse mercado foi avaliado em US$ 15,4 bilhões (R$ 81,3 bilhões) em 2021, e deve crescer a uma taxa anual de 5,29% até 2030, segundo relatório da consultoria Grand View Research. São US$ 600 bilhões (R$ 3 trilhões) em oportunidade para as empresas, de acordo com a Female Founders Fund, mas apenas 5% das femtechs fundadas em 2019 miraram nesse mercado, como Márcia e Carla e a atriz Naomi Watts. “O mercado feminino ainda é visto como um nicho. E convencer os investidores de que isso é importante ainda é muito complexo”, afirma Carla.

Atravessando a menopausa, Watts lançou a Stripes, uma femtech com produtos pensados para solucionar sintomas da menopausa. “Entrei nesse período completamente perdida e quero que as mulheres se sintam apoiadas”, disse ela em um vídeo da marca.

Blogdellas com assessorias e veículos ( Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2022/10/empreendedoras-lancam-aplicativo-para-acompanhar-mulheres-na-menopausa/ ). Foto: Forbes Mulher.

E-mail: redacao@blogddellas.com.br

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