Mundo News,  Notícias

O dia em que a Rainha Elizabeth II visitou o Recife

A Rainha Elizabeth II morreu nesta última quinta-feira deixando histórias também por aqui. A monarca esteve no Brasil e veio ao Recife. Aqui chegou quando já reinava há 16 , aos 42 anos de idade. A Rainha desembarcou no nosso país em tempos da ditadura militar. Sua agenda foi de 1 ao dia 11 de novembro de 1968 e estendeu-se por Brasília, Salvador, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.

Foi a capital pernambucana sua primeira parada no país, desembarcando às 16h15, pelo Aeroporto dos Guararapes, a bordo de uma aeronave da Real Força Aérea, tendo à sua espera o jovem marido, o príncipe Philip que havia chegado uns 15 minutos antes, do México, onde havia assistido aos Jogos Olímpicos, de acordo com registros da BBC.

Do aeroporto, o casal seguiu em carro aberto pelas ruas até o Palácio do Campo das Princesas onde foi oferecida uma recepção que durou quase uma hora. A cobertura da imprensa destaca que “os recifenses foram às ruas em peso para ver a Rainha passar”.

No Palácio foram recebidos pelo então governador de Pernambuco, Nilo Coelho (1920- 1983). Existem muitas versões da cobertura dessa visita, envolvendo de Gilberto Freyre a Dom Helder Çâmara, então Arcebispo de Olinda e Recife, contrário ao sistema monárquico, portanto nada contente em participar da recepção. Muito folclore em direção aos bastidores por conta do apagão que o Recife viveu por 25 minutos, sendo almoço servido à luz de velas. Nada que o suco de pitangas, tão decantado pelo escrito Gilberto Freyre não refrescasse os ânimos. Agradou tanto que segundo o escritor Leonardo Dantas, então repórter do JC, Nilo Coelho presenteou o Rei e a Rainha com caixotes da fruta, via comitiva, dia seguinte.

Aqui o Casal Real ainda visitou o Porto do Recife e Elizabeth e o marido embarcaram, às 18h30, no Britannia, iate real da Marinha Inglesa para Salvador.

Não se sabe se a Rainha apagou o episódio da falta de energia da sua memória, mas sabe-se que essa vinda ao nosso país tendo Recife como portão de entrada foi a única vez que ela esteve na América do Sul e consequentemente no Brasil e na capital pernambucana.


Redação Blogdellas – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogddellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *