Saúde

O câncer que mais mata no Brasil

O câncer de pulmão é uma doença silenciosa e que, infelizmente, o diagnóstico tende a ser tardio. Segundo o cirurgião torácico Rafael Tavares a maioria das pessoas diagnosticadas com a doença já encontram-se com a doença em estágio avançado.

“Os sintomas são tosse, escarro com sangue perda de peso, algumas dores torácicas e falta de ar. Esses sintomas aparecem quando estágio está avançado. A doença é relacionada ao tagabismo, contudo é possível surgir em não fumantes, inclusive isso vem crescendo bastante”, ressalta o médico.

Uma pesquisa feita pelo Centro para Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos (CDC) revela que de 10% a 20% dos novos casos de câncer de pulmão são em não fumantes. Além disso, no Brasil, 92% dos casos decorrem em morte, segundo um estudo realizado em 2019 pelo Instituto Oncoguia.

A cura para essa doença é atingida através do tratamento precoce e cirúrgico, muitas vezes precisando de quimioteraia ou rádioterapia como reforço ao tratamento. “O paciente diagnosticado com a doença, deve procurar um cirurgião toracico para melhor orientá-lo. Esse profissional é o especialista na doença que melhor vai guiar o paciente nesse tratamento, ele vai oferecer a forma mais objetiva e clara para o tratamento”, explica.

Segundo Rafael Tavares, a forma de evitar a doença é fazendo o rastreio de câncer no pulmonar. “Essa ferramenta é extremamente efetiva, podendo salvar 1 vida a cada 320 exames realizados. Normalmente um paciente acima de 50 anos, com carga tabágica superior a 20 maços anos precisa passar por um rastreio, como também que teve paciente próximos acometidos pela doença. Porém mais importante que o rastreio é estimular a cessação do tabagismo”, finaliza.

Redação com veículos e assessoria – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogddellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *