O Brasil lidera  derrubada de florestas tropicais no mundo

 

O Brasil foi líder, ano passado, na perda de florestas tropicais no mundo. Sozinho, o país que tem a maior floresta tropical do planeta respondeu por 40% da derrubada, segundo a Global Forest Watch, ferramenta da organização não governamental WRI (World Resources Institute) em parceria com a Universidade de Maryland, nos EUA. As perdas de florestas tropicais primárias somam 3,75 milhões de hectares (37,5 mil quilômetros quadrados). No Brasil, a perda foi de 1,5 milhões de hectares, ou 15 mil quilômetros quadrados, valor menor do que o do ano anterior, mas maior do que os números de 2018 e 2019. A ferramenta mostra que houve aumento relevante de perda florestal no oeste da Amazônia, com novos pontos de expansão do desmatamento ao longo de estradas.A destruição em áreas mais intocadas da floresta, como as encontradas no Amazonas, preocupa pesquisadores há algum tempo.

 

Segundo Fabíola Zerbini, diretora de florestas, agricultura e uso do solo do WRI Brasil, não se trata de uma mudança de padrões, mas somente uma expansão dos pontos com desmatamento mais forte. Além da enorme perda de biodiversidade, a derrubada das florestas tropicais também tem um impacto considerável em emissões de gases-estufa. No Brasil, a derrubada da Amazônia e as atividades do agronegócio são as principais fontes de emissão do país.Segundo a Global Forest Watch, em 2021 houve emissão de 2,5 gigatoneladas de CO2 pela derrubada de florestas tropicais nativas, valores não tão distantes das emissões de toda a Índia. “O mundo não vai atingir a meta climática de limitar o aquecimento global a 1,5°C se a Amazônia não for protegida”, afirma Zerbini. “É um projeto global que o Brasil tem condições de liderar”.

 

Lewis Hamilton e DiCaprio investem em alimentos sustentáveis

A marca de alimentos à base de plantas Neat Food, do piloto britânico Lewis Hamilton vai abrir sua primeira fábrica nos EUA até o fim do ano. Ele anuncia investimentos de US$ 30 milhões para impulsionar o negócio. A Neat também está adicionando um nome de alto perfil à sua lista de apoiadores: o ator Leonardo DiCaprio, que é ativista ambiental. Ele ingressou no grupo como investidor estratégico. “Romper nosso sistema alimentar com alternativas sustentáveis é uma das principais maneiras pelas quais podemos fazer uma diferença real na redução das emissões globais. A abordagem pioneira da Neat Burger para proteínas alternativas é um ótimo exemplo do tipo de soluções que precisamos para avançar.” Defende DiCaprio. No ano passado, as vendas no varejo de alimentos à base de vegetais cresceram três vezes mais que as vendas totais no varejo de alimentos, atingindo um recorde nos EUA de US$ 7,4 bilhões.

 

Telesaúde ganha atenção na Câmara e no Senado

Foi aprovado, pela Câmara dos Deputados um PL que autoriza e define um conceito para a prática da telessaúde, abrangendo as profissões regulamentadas do segmento. A iniciativa define como tal a modalidade de prestação de serviços de saúde a distância por meio do uso das tecnologias da informação e da comunicação e que envolva aspectos, a transmissão segura de dados e de informações pode meio de textos, sons, imagens, entre outras, entre outras formas. ..Os atos dos profissionais de saúde praticados nesta modalidade terão validade em todo o território nacional e quem prestar o serviço de saúde em outra unidade da Federação exclusivamente pela telessaúde não precisará de uma inscrição secundária ou complementar àquela do conselho profissional de seu estado. Agora, o texto segue para o Senado.

 

Combate ao Covid: Fim da fase de emergência ?
A União Europeia declarou o fim da “fase de emergência” no combate à covid-19. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que os Estados-membros entram em nova fase da pandemia, com gestão mais sustentável da doença. Ela justifica a decisão com a menor gravidade dos sintomas devido à vacinação e também com o fato de a variante Ômicron ser menos severa do que as anteriores. No entanto, como o número de casos ainda é elevado, a Comissão Europeia pede que os Estados-membros continuem a apostar na vacinação contra a covid-19 e também contra a gripe sazonal.

 

Nova creche em Olinda. Mais 73 vagas para o pré-escolar

Mais educação , novas vagas abertas para o pré-escolar: A Secretaria de Educação de Olinda inaugurou, nesta última quarta, 27, o Centro Municipal de Educação Infantil Bartolomeu Aroucha, na Rua Álvaro da Boa Vista Maia, 135, em Jardim Atlântico. E assim passa a ofertar 73 novas vagas para crianças de 3 e 5 anos, com turmas de creche e pré-escolar. O espaço conta com salas climatizadas; biblioteca ( Cantinho da Leitura); salas de dança e para prática de judô, recreação. A abertura contou com a presença do prefeito, Professor Lupércio: “Não medimos esforços para investir na Educação da nossa cidade. Sabemos que cada criança e cada jovem matriculado é uma preocupação a menos para os pais”, completou. A secretária municipal de Educação, Edilene Soares, destacou a importância do centro de ensino na vida das crianças. “A gente que faz educação devemos pôr no braço cada cidadão, cada criança e abraçar. Se a gente faz a formação dessa criança para ser um cidadão multiplicador do bem, a gente vai construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno”, finalizou.

 

Plenária de Saúde Mental

Ainda em Olinda: A 1ª Plenária Municipal de Saúde Mental acontece nesta sexta-feira 29. em Olinda. A partir das 9h, na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), com atividades que irão durar até o período da tarde. O evento é aberto ao público, tendo como foco a população em geral, funcionários da gestão e trabalhadores da saúde. A programação é realizada pela Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Olinda. A plenária contará com palestras e oficinas. A programação e as inscrições estão abertas através do site: https://www.even3.com.br/plenariasaudementalolinda.

 

 

Comércio do Recife abre no domingo, dia 1º de Maio

Neste domingo, feriado de 1º de maio, o comércio do Recife vai funcionar de maneira facultativa, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife). Cada estabelecimento do Centro e de bairros é quem decidirá se abrirá ou não as portas no dia. Já os shoppings centers vão funcionar com horários especiais. “É o último final de semana antes do Dia das Mães”, adiantou o presidente da CDL Recife, Fred Leal. Segundo ele, o Dia das Mães é a segunda principal data de vendas no ano para o varejo, perdendo apenas para o Natal.

 

Confira os horários de funcionamento: Shopping Recife – das 12h às 21h;RioMar Shopping – das 12h às 21h;Shopping Boa Vista – das 11h às 19h;Shopping Tacaruna – das 12h às 21h;Plaza Shopping – das 12h às 21h;Shopping Patteo Olinda – das 12h às 21h;Paulista North Way Shopping – das 12h às 21h;Shopping Guararapes – Funcionará das 12h às 21h;Shopping Costa Dourada – das 12h às 20h;Shopping Igarassu – das 12h00 às 20h;
Recife Outlet – das 9h às 21h

 

Redação Blog Dellas – Com informações de assessorias e veículos.

Imagens Crystal Mirallegro/Unsplash e da CDL-Recife-Divulgação.

 

E-mail:redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar