Nutricionista orienta como aproveitar o cardápio junino com equilíbrio

 

Quem curte o período junino ama a gastronomia da época. E além do forró, as comidas típicas viram atração e desejo: A variedade é grande: Canjica, pamonha, angu, pé de moleque, bolo de milho, arroz doce, Bolo Souza Leão que Pernambuco se amostra em ser dona absoluta de sua origem, assim como o cobiçado nacionalmente bolo de rolo. Tem quem fuja da mesa junina como “ o diabo foge da cruz” devido as muitas calorias presentes. Mas, é possível manter uma refeição saudável e equilibrada com tantas opções à vista e presentes em todo o mês ?

Nesta época são comuns preparações à base de milho, macaxeira, batata-doce, coco, comidas que ganha teor oleaginosas, como o amendoim e castanha de caju. Embora a base das comidas típicas utilize esses alimentos naturais, há a adição de ingredientes, como açúcar, sal, óleo e outras gorduras. Segundo Tassia Morais, professora do curso de Nutrição da Estácio o Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado e disponibilizado à população pelo Ministério da Saúde, orienta o consumo preferencialmente de alimentos in natura ou minimamente processados. “Isso significa que quanto menor a quantidade desses ingredientes, menos processos para o preparo da refeição, melhor a qualidade nutricional dele”, relata.

 

A dica da nutricionista é dar preferência aos pratos que tenham uma base mais natural, como o milho cozido ou assado, pipoca caseira, amendoim torrado, cuscuz, batata doce, macaxeira cozida. “Caso a pessoa opte por um prato típico, como a canjica, pamonha, pé de moleque, a ideia é ainda no preparo trocar os ingredientes, como, por exemplo, o açúcar refinado pelo demerara, colocar menos sal na preparação e diminuir a gordura utilizada”, indica Tassia.

Para os cuidados com a alimentação juninas, a profissional destaca que o possível “descontrole” com o consumo pode estar vinculado a comportamentos da rotina diária. “O grande segredo da alimentação, não só na época das festas juninas, é a moderação. O ideal é ter um comportamento mais saudável : comer devagar, mastigar melhor, respeitar os sinais de fome e de saciedade. Tudo isso ajuda no controle dos excessos nesse período”. Os maus hábitos alimentares são uma preocupação devido ao aumento de obesidade entre os brasileiros. Segundo estudos até 2030 , 68% da população estarão com excesso de peso e 26% com obesidade ( “A Epidemia de Obesidade e as DCNT – Causas, custos e sobrecarga no SUS ) ”, realizado por pesquisadores do Brasil e Chile. Além da quantidade e qualidade nutricional dos alimentos consumidos, a nutricionista lembra que devem ser observadas as condições microbiológicas das comidas.

“É importante verificar armazenamento, preparo e manipulação, para se evitar qualquer tipo de contaminação. Os pratos à base de milho e coco são perecíveis, então, é fundamental ter controle de temperatura e manuseio. O local precisa estar muito bem higienizado. Seja no preparo em casa, ou se o produto for adquirido no comércio, sempre observar esses pontos, para evitar adquirir doenças transmitidas por meio do alimento”, ressalta. Bom dia! Algumas lojas de confecções e de calçados do Centro abrirão, neste domingo (19/06), para atender quem deseja comprar itens do “look” junino. Qualquer dúvida, estou à disposição.

São João: Lojas de confecção e calçados (Centro) abrem domingo


Para incentivar ainda mais as vendas no período junino, algumas redes de lojas dos setores de confecção e calçados decidiram abrir as portas, neste domingo (19), no Centro do Recife e em bairros, a partir das 9h. “É uma oportunidade a mais para o consumidor que quer comprar sua roupa e calçado para os festejos juninos e também mais chance do comércio incrementar seus negócios”, adiantou o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Recife), Fred Leal. Segundo o representante do varejo na capital recifense, a estimativa para todo o período junino é de que as vendas aqueçam em torno de 10%, na comparação com o mesmo intervalo de 2021. A retomada do Sol e a realização das festas particulares, em família e em outros municípios são incentivos para a movimentação no setor. Entre as vias do Centro onde abrirão lojas domingo estão a Avenida Conde da Boa Vista, Rua Nova e Rua Duque de Caxias.

Otimismo: A Casa Pio – que atua em Pernambuco, Ceará e Paraíba – vai abrir suas lojas de rua e instaladas nos shopping centers. No Recife, abrirão quatro unidades no Centro e uma no bairro de Casa Amarela. Também vão operar domingo as lojas da rede em Paulista, Prazeres e São Lourenço da Mata. Para o diretor Oliveira Gadelha, a expectativa para a abertura neste domingo é de otimismo. “Tivemos as vendas retraídas recentemente por conta das chuvas, mas já percebemos aquecimento. Está excelente e tem muito para crescer”, adiantou. Compras de última hora: Outra que também abrirá neste domingo é a Lojão dos Calçados, com três unidades no Centro do Recife e uma em Vitória de Santo Antão. Para João Maciel, diretor da rede, a aposta são as compras de última hora e para atender pessoas que trabalham durante a semana e só disponibilizam de mais tempo no final de semana. Entre os itens solicitados estão as botas para o período e muitos usadas também no Festival de Inverno de Garanhuns, no próximo mês.

STF dá vitória aos estados nordestinos na distribuição do salário-educação

Os Estados do Nordeste obtiveram importante vitória no STF, no julgamento da ação que questionava o critério de distribuição dos valores arrecadados com o salário-educação. Por sete votos a quatro, o plenário julgou procedente o pedido das Procuradorias Gerais dos Estados para que as cotas do salário-educação sejam integralmente distribuídas tão somente pelo critério da proporcionalidade do número de alunos matriculados nas redes públicas estaduais e municipais. A decisão será aplicada a partir de 1º de janeiro de 2024. Os ministros concluíram, assim, o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 188, apresentada em 2009 pela PGE de Pernambuco e subscrita por todos os Estados do Nordeste. A metodologia utilizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para fazer a divisão do repasse do salário-educação seria inconstitucional, porque considera a origem da fonte de arrecadação e não observava, de forma direta, a quantidade de alunos matriculados na rede pública de ensino. O salário-educação é uma contribuição social paga pelas empresas destinada ao financiamento de programas, projetos e ações para a educação básica pública previsto na Constituição de 1988. Em Pernambuco, o cálculo efetuado pelo FNDE fazia o Estado deixar de receber R$ 402 milhões por ano para a educação.

Laura Tamiana estreia Lunar no Centro Eufrásio Barbosa (Olinda)

A artista multidisciplinar Laura Tamiana faz a apresentação de estreia de Lunar, seu show que leva para a cena o repertório do álbum de mesmo nome, lançado em 2021 na próxima terça, 21 , no Teatro Fernando Santa Cruz, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro, em Olinda, às 20h. Laura apresenta composições próprias e, também em parcerias, além de cantigas tradicionais do Brasil e do Oeste da África, Lunar , segundo o release do show, “é um convite a recordar e celebrar a energia cíclica da vida”. O álbum, já disponível nas plataformas, foi gravado com um time de músicos do Recife e a participação de diversos artistas de outros lugares do Brasil e também do Burkina Faso, Togo e Costa do Marfim, países do oeste da África. A artista sobe ao palco acompanhada também por músicos da cena pernambucana: Helder Vasconcelos e Rodrigo Félix que gravaram o álbum e ainda Beto Xambá, que chega compondo o time das apresentações ao vivo. A instrumentação é composta de vozes, violão, percussões e fole de 8 baixos. O álbum e o show marcam a estreia como compositora e cantora-intérprete solo de Laura Tamiana, cuja carreira “ propõe diálogos entre a música, as artes da cena, as artes visuais, a palavra e as culturas populares, sempre a partir de um viés afetivo e de questões em torno de identidade, pertencimento e memória”. Lunar está impregnado pela diversidade de cores da trajetória da artista, seja na forma de compor, na escolha do repertório, dos músicos, da instrumentação e dos arranjos. A apresentação de estreia em Olinda/Recife conta ainda com as participações especiais de Isaar, Nice Teles (Nice do Cavalo Marinho) e Xamba das Yabás (grupo de mulheres da casa Xambá).O show tem produção independente e contou com apoio do Teatro Fernando Santa Cruz (Governo de Pernambuco, por meio da sua Agência de Desenvolvimento Econômico).

Paulo Câmara autoriza obras do novo Compaz em Petrolina

O governador Paulo Câmara finalizou a passagem pelo Sertão de São Francisco, em visita a Petrolina, onde ele autorizou o início das obras do novo Centro Comunitário da Paz – Compaz. O equipamento tem como objetivo difundir a cultura de paz e segurança cidadã, visando oferecer alternativas para prevenir a criminalidade, além de funcionar como uma ferramenta de inclusão social.Com um investimento total de R$ 11,8 milhões, o espaço vai reunir cultura, lazer e prestação de serviços, com intervenções que vão desde mudanças urbanísticas até a inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Já temos experiência com essa iniciativa no Recife e a gente vê que existe um impacto muito grande. Agora, vamos fazer essa grande obra do Compaz aqui em Petrolina. Queremos oferecer à população um local onde existam atividades relacionadas à cultura, ao esporte e também outros tipos de serviços”, disse Paulo Câmara. Em Petrolina, o governador também assinou ordem de serviço para recuperação e adequação de novo trecho da rodovia PE-655. As obras estão em andamento desde abril e contemplarão os 31,3 quilômetros de extensão da via, ligando o Centro Industrial de Petrolina à divisa de Pernambuco com a Bahia, passando pelo distrito de Tapera.

Prefeitura de Olinda amplia tapa-buraco para principais corredores

A Prefeitura de Olinda mantém o compromisso de manter as vias públicas em bom estado para usuários de transporte individual e coletivo com mais uma ação de tapa-buracos iniciada nesta semana. As equipes da Secretaria Executiva de Manutenção Urbana começaram os trabalhos na Avenida Getúlio Vargas no sentido Rio Doce. Em paralelo, o mesmo serviço também está na Avenida Perimetral, na altura do antigo aterro sanitário de Aguazinha. Na última quinta-feira, os reparos foram feitos na Rua Frederico Lundgren, em Rio Doce. Os trabalhos contam com caminhão e rolo compactador.

Educação: Olinda realiza final do Concurso de Leitura das Escolas Municipais

A Secretaria de Educação promoveu, na ultima terça, a 9ª edição do Concurso de Leitura das Escolas Municipais de Olinda – CLEMO 2022. A disputa da final aconteceu na Biblioteca Pública do município, no Carmo. O Concurso tem o objetivo de estimular o hábito pela leitura e desenvolver habilidades literárias nos estudantes. Um grupo de dez alunos avançou para a fase final, quando foram selecionados os três estudantes com as maiores notas. A vencedora foi a Beatriz da Silva França, da Escola Municipal Maria José dos Prazeres, do bairro de Caixa D’Água. Beatriz, vai representar Olinda a nível estadual, no 12º Concurso Ler Bem, Projeto de Incentivo à Leitura da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores. Estou muito feliz de ter participado. Treinei bastante para conseguir o primeiro lugar. Leio desde o primeiro ano e quero continuar lendo para sempre”, concluiu a campeã. A estudante Kianny Paolla dos Santos Loureiro, da Escola Municipal Gregório Bezerra, em Jardim Atlântico, conquistou o segundo lugar. Já a terceira posição ficou com o estudante, Bernardo Veloso Gomes, da Escola Municipal Izaulina de Castro e Silva, em Ouro Preto. A Secretária Executiva de Educação, Leydejane Batista, reforçou a importância dessa iniciativa : “O incentivo à leitura é um dos pilares para aprimorar os processos de alfabetização de nossos estudantes. Através do Concurso de Leitura, vemos os bons resultados e o impacto deles na vida de nossos alunos”. A iniciativa deste ano, envolveu 37 escolas da Rede Municipal e cerca de 2.300 estudantes dos quartos anos do Ensino Fundamental.

Exame preventivo contra câncer do colo do útero

 

Com vista a promover uma política de assistência preventiva às mulheres da Residência Terapêutica feminina de Olinda, em Bairro Novo, uma equipe da Secretaria de Saúde do município, por iniciativa da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, promoveu nessa última quarta (15.6) uma ação de citologia do colo do útero nessa unidade especializada. Foi uma atividade preventiva com uma abordagem acolhedora, aberta e de aceitação, efetivando a equidade da saúde pública. É necessário reforçar sobre a importância da realização do exame de citologia do colo do útero ou papanicolau, popularmente conhecido como “preventivo” às mulheres de 25 a 64 anos, que é ofertado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas. A Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher de Olinda, informa sobre os cuidados que a mulher deve ter antes de realizar o exame: não ter relações sexuais (mesmo com preservativo) nos dois dias anteriores ao exame e evitar o uso de duchas e medicamentos vaginais e alerta ainda, que assim como o câncer de mama, a doença no colo do útero diagnosticada precocemente, com o tratamento reduz a mortalidade.

 

Blogdellas com veículos e assessorias – Fotos-Divulgação.

Compartilhar