Notícias

Novo PAC mostra um PT diferente, favorável e concessões e privatização

Tradicionalmente contrário a concessões e privatizações, o PT, que sempre combateu adversários os acusando de “privatistas”, vai priorizar nas obras previstas no Novo PAC – um conjunto de intervenções anunciadas recentemente pelo presidente Lula – aquelas que priorizem as concessões e as privatizações via PPPs (Parcerias Público-Privadas). A informação foi dada na manhã desta segunda-feira no Recife pelo próprio ministro da Casa Civil, Rui Costa, em cuja pasta o Novo PAC está inserido.

O ministro chegou a dizer que os governadores devem articular junto ao setor privado a formação das parcerias se desejam que seus estados recebam mais rápido as obras anunciadas. E, referindo-se à iniciativa privada, acrescentou “empresários preparem-se para apresentar projetos, agilizar e materializar essas obras”. Na verdade, desde o lançamento feito por Lula, já ficou definido que do total de R$ 1,7 trilhão a serem investidos através do Novo PAC nos próximos anos, R$ 612 bilhões serão investimentos privados.

Rui Costa chegou a dizer que o Governo Federal dará prioridade e vai agilizar as concessões e PPPs. Explicou que a intenção é que, atraindo os recursos privados para obras, os recursos públicos se destinem mais às ações sociais, também incluídas no novo programa. Neste caso, caberá à governadora Raquel Lyra, aqui em Pernambuco, tentar atrair os investimentos privados para a parte pernambucana da Transnordestina, bem como para a duplicação da 232 até Serra Talhada, que está incluída nas possíveis privatizações. É provável que o metrô também se inclua nessa relação.

Acompanhado do ministro Renan Filho, de Transportes, o ministro Rui Costa veio a Pernambuco esta segunda-feira falar sobre as obras do Novo PAC no estado, acompanhado da secretária executiva da pasta, Miriam Belchior, que coordena o programa. Estavam presentes, a governadora Raquel Lyra, os senadores Tereza Leitão e Humberto Costa, deputados federais, estaduais e prefeitos. O grupo chegou com 1h30m de atraso na Faculdade de Administração da UPE, onde o evento foi realizado.

Redação com assessoria – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *