Novata na Câmara Iza Arruda já bateu recordes de fala em um único dia
Com 513 deputados, a Câmara Federal costuma ser impiedosa com os “cristãos novos”, como são conhecidos os parlamentares eleitos para o primeiro mandato. Eles muitas vezes passam um ano para terem direito a falar cinco minutos na tribuna. Com raras exceções esse é o tempo destinado aos que desejam defender projetos, fazer críticas ou mesmo elogios. “O tempo aqui é de 3 a 5 minutos. Cinco é o tempo máximo”, afirma a deputada federal Iza Arruda(MDB), de Pernambuco, uma dessas novatas. Esta semana virou titular da Comissão de Saúde por indicação do MDB e membro das comissões de Educação e de Ciência Tecnologia e Inovação. O Blogdellas a acompanhou para ver como atua.
Em se tratando de Iza, que está permanentemente prestando contas nas redes sociais, as coisas têm sido diferentes. Uma das três mulheres eleitas deputadas federais pernambucanas em 2022, quando a bancada federal feminina triplicou, passando de uma para três deputadas – as outras são Maria Arraes(SOL) e Clarissa Tércio(PP) – ela tem dado “nó em pingo d’água”, como diz um colega de bancada. Empossada no início de fevereiro, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, ela falou duas vezes no plenário. Fez seu discurso de estréia como parlamentar e, mais tarde, como representante das mulheres do MDB nacional. No primeiro, explicou como professora e fisioterapeuta chegou a ser a primeira deputada federal oriunda do interior e das prioridades do seu mandato. No segundo, defendeu a luta das mulheres por espaço na sociedade.
– “Ela se posiciona muito bem. Sabe o que diz e como deve dizer “- resume a senadora Teresa Leitão(PT) que disse já ter estado em evento onde Iza estava presente e saiu impressionada com sua desenvoltura. Como a deputada mais votada no Nordeste por seu partido, o MDB – deixou pra trás Roseana Sarney, que ficou em segundo lugar na região – Iza tem sido requisitada pelo presidente nacional do partido, Baleia Rossi, para tratar dos mais diversos assuntos e recentemente ele a incluiu na comitiva que o levou a Porto Alegre para conhecer o projeto de ensino híbrido do município que intercala o ensino presencial com o remoto e é apontado como modelo no país.
Iza diz que está focando o seu mandato em saúde, educação e sustentabilidade e seu sonho “é ver meus eleitores e o povo pernambucano em geral achando que valeu a pena acreditar em mim”. Por isso começou a trabalhar já no mês de dezembro, indo constantemente a Brasília e onde fez amizade com embaixadores e embaixadoras. A Finlândia, por exemplo, já mandou a Vitória o reitor da Universidade de Turku para conhecer o ensino desenvolvido nos Cemei que atendem a primeira infância. “Meu desejo é, através das embaixadas, conseguir parcerias com Pernambuco, que possam redundar em mais conhecimentos e investimentos”.
– Sou a favor de Políticas Públicas baseadas em evidências científicas, por isso também estou em busca das Universidades para trabalhos de cooperação”. Quem acompanha as redes sociais da deputada se impressiona com a quantidade de vezes que ela envia mensagens. Da campanha para cá já conseguiu reunir 38 mil seguidores no Instagran e suas postagens têm, em média, 900 curtidas. Número grande. Embora se movimente bastante Iza está no final da elaboração de projetos importantes para apresentar na Câmara Federal. Um deles pretende mexer com a ocupação do solo nas áreas de morros urbanos no Brasil: “precisamos com urgência ter um ordenamento da ocupação desses morros e de sustentação deles. Sinto uma dor no coração quando um desabamento deixa famílias soterradas, como acontece muito em Pernambuco e em outras partes do país como a Região Sudeste. Essa população precisa da nossa colaboração, como deputados e senadores, pois não tem a quem recorrer”.
Redação blogdellas – Foto: Acervo/Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br
Um comentário
Anônimo
Precisamos de muitas Iza na política, como tb de Terezinha.