Notícias

Nomeação de nova desembargadora para o TRF-5 triplica presença feminina na corte do Tribunal

A nomeação da procuradora do Rio Grande do Norte, Cibele Benevides, como desembargadora do TRF-5, com sede no Recife, feita pelo presidente Jair Bolsonaro, na última sexta-feira, provocou a triplicação da presença feminina no topo da magistratura federal em Pernambuco. Antes de Cibele haviam sido nomeadas desembargadoras, recentemente, a juíza federal pernambucana Joana Carolina Lins Pereira, a primeira promovida por merecimento pelo pleno do Tribunal e a cearense Germana Soares, promovida por antiguidade.

É singular o que aconteceu neste ano de 2022. Fazia oito anos que o TRF-5 estava sem mulheres em sua corte. A primeira foi a pernambucana Margarida Cantarelli, nomeada em 1999 e aposentada em 2014. Desde que ela saiu, portanto, só homens foram escolhidos para fazer parte do pleno do tribunal. Com a ampliação do número de desembargadores de 15 para 24 recentemente abriu-se o campo, novamente, para as mulheres e elas chegaram em bloco.

O TRF-5 tem jurisdição sobre todo o Nordeste. A nova desembargadora vai ocupar a vaga do Quinto Constitucional destinada ao Ministério Público Federal. O MPF encaminhou lista sêxtupla para o TRF que a reduziu para lista tríplice, como é de praxe, e a encaminhou para a presidência da República que escolheu e nomeou a nova desembargadora a tomar posse nos próximos dias.

Como a corte do TRF-5 é composta por 24 desembargadores e só três são mulheres isso significa que a presença feminina, apesar de ter triplicado, corresponde a apenas 12,5% do total de desembargadores. Em se tratando de tribunal superior, porém, é um progresso a julgar pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco onde dos 54 desembargadores só existe uma mulher, a desembargadora Daisy Maria de Andrade Costa.

A nova desembargadora do TRF-5 Cibele Benevides é a primeira mulher do Rio Grande do Norte a assumir tão alto cargo na justiça e a primeira do MPF a ter assento no pleno da corte. Ao saber da sua nomeação ela afirmou: “espero ser capaz de cumprir tamanha responsabilidade, sempre com muita humildade, disposição para aprender e estudar sempre e, principalmente, ser justa porque o desafio todo sempre foi e é em busca de justiça”.

Redação Blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *