Notícias

Noite dos Tambores Silenciosos reúne Maracatus em cortejo no Sítio Histórico de Olinda

A Noite dos Tambores Silenciosos chega à sua 61ª edição em 2025 como uma das mais marcantes celebrações do Carnaval de Pernambuco. O evento, que acontece nesta segunda-feira (24), a partir das 20h, reunirá dez grupos de Maracatu em um cortejo pelo Sítio Histórico de Olinda. A celebração deste ano homenageia o babalorixá Tata Raminho de Oxóssi e será conduzida pelo Mestre Ivanildo de Oxóssi, reforçando a conexão entre fé, tradição e resistência afro-brasileira.

Considerada uma das mais importantes manifestações culturais do estado, a Noite dos Tambores Silenciosos tem suas raízes nas irmandades religiosas formadas por negros no período colonial e na devoção a Nossa Senhora do Rosário, reconhecida como padroeira da população negra. A tradição surgiu da devoção a Nossa Senhora do Rosário, santa católica branca considerada padroeira da população negra, e tem origem nas irmandades religiosas criadas por negros no período colonial.

No Recife, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, localizada no Pátio do Terço, foi palco de intenso comércio de escravizados. Hoje, o local se tornou um espaço de celebração e resistência da cultura afro-brasileira.

O cortejo sairá dos Quatro Cantos, seguirá pela Rua do Amparo e chegará ao Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, espaço sagrado das matrizes africanas e símbolo de resistência desde o século XVII. No local, será realizada a tradicional cerimônia religiosa dos Tambores Silenciosos.

A programação contará com a participação de dez nações de Maracatu: Leão Coroado, Camaleão, Badia, Maracambuco, Nação de Luanda, Pernambuco, Estrela de Olinda, Tigre, Sol Brilhante de Olinda e Maracatu Nação Tigre, além de outras nações convidadas.

 

Redação com assessoria Foto: divulgação/arquivo

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *