Notícias

Nobel da Paz 2024 vai para grupo japonês Nihon Hidankyo, que luta contra armas nucleares

O Prêmio Nobel da Paz de 2024 foi concedido à organização japonesa Nihon Hidankyo, formada por sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki e que luta pela abolição das armas nucleares.  Durante o anúncio, nesta sexta(11),  Jørgen Watne Frydnes, presidente do Comitê Nobel da Noruega, ressaltou a importância desses sobreviventes: “Eles nos ajudam a descrever o indescritível, a pensar o impensável e, de alguma forma, a compreender a dor e o sofrimento incompreensíveis causados pelas armas nucleares.”

Frydnes também enfatizou que o prêmio visa “honrar todos os sobreviventes que, apesar do sofrimento físico e das memórias dolorosas, escolheram usar sua experiência dolorosa para cultivar a esperança.”

Fundada em 10 de agosto de 1956, a Nihon Hidankyo é a única organização nacional que representa os hibakusha, ou sobreviventes, em todas as 47 prefeituras do Japão. Ao receber o prêmio, Toshiyuki Mimaki, codiretor da Nihon Hidankyo, destacou a ineficácia das armas nucleares na promoção da paz: “As armas nucleares não são garantia de um mundo livre de conflitos. Foi dito que, graças às armas nucleares, a paz seria mantida em todo o mundo. Mas as armas nucleares podem ser usadas por terroristas. E, por exemplo, se a Rússia as usar contra a Ucrânia e Israel contra Gaza, isso não vai parar por aí. Os líderes políticos devem estar cientes disso.”,  falou MiMaki à imprensa.

Quem vence o Nobel da Paz recebe um prêmio de US$ 1,1 milhão (cerca de R$ 6 milhões), além de um diploma e uma medalha de ouro.

Redação com veiculos Foto: reprodução/Portal G1

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *