No tudo ou nada, Danilo acusa Marília de envolvimento com Orçamento Secreto

 

 



A Frente Popular perdeu a paciência e partiu pra cima da candidata do solidariedade a governadora Marília Arraes esta segunda à noite em evento de São Lourenço da Mata. Um comício organizado pelo prefeito Vinicius Labanca e presenciado por milhares de pessoas foi a deixa para que os candidatos a governador Danilo Cabral (PSB) e a senadora Teresa Leitão (PT) instigassem os militantes a combater seus adversários com argumentos e não deixaram por menos. Danilo acusou Marília de estar “agarrada no Orçamento Secreto” (emendas que são liberadas para deputados sem que seja preciso prestar contas), enquanto Teresa falou que a ex-companheira do partido está traindo Lula e chamou-a de “fake” (falsa).

– “Ela pode se pintar de vermelho da cabeça aos pés, mas não é Lula, não é PT. É fake” bradou Teresa incomodada com o apoio que Marília está recebendo de pessoas do próprio PT. Segundo ela, o PT construiu uma aliança com o PSB para apoiar Danilo dentro do projeto nacional que é “derrotar seu maior adversário que é Bolsonaro”. E acrescentou “quem está fazendo diferente é porque está traindo Lula”. Já Danilo que falou mais de uma hora disse que Marília “faz tudo pelo poder e nada pelo povo”.

À noite, porém, foi completa. O candidato também jogou petardos nos adversários na disputa. Acusou Miguel Coelho (União Brasil) e Raquel Lyra (PSDB) de esconderam seus candidatos a presidente. “O prefeito de Petrolina vive escondendo a carapuça, mas o pai dele foi líder do Governo Bolsonaro” – afirmou e acrescentou “Raquel é uma “nem, nem. Nem é Bolsonaro, nem é Lula, mas as pessoas precisam ter lado”. Reconheceu que o outro candidato, Anderson Ferreira, “não tem vergonha de dizer que seu candidato é Bolsonaro, o pior presidente da história do Brasil”.

Estratégia ou preocupação?

Ontem durante o dia na Assembleia deputados se dividiram na interpretação dos gestos de Danilo. Um deles, da Frente Popular, afirmou que o candidato “está usando de estratégia para tirar uns pontos de Marília, barrar Raquel e Miguel, e crescer no vácuo atingindo o segundo lugar”. O objetivo seria fazer com que Marília, que tem em torno de 30% das intenções de votos, caia para 25%. Já um deputado de oposição viu os discursos em São Lourenço como “sinal de desespero. Danilo sabe que ou cresce agora ou vai começar a perder mais prefeitos e ficar sem sustentação”.

Orçamento secreto

O Orçamento Secreto com o qual Danilo afirma, citando o jornal Valor Econômico, que Marília “está agarrada” é uma verba extra orçamentária criada pelo Congresso para atender a parlamentares sem a devida transparência. As emendas individuais tem seus recursos divididos igualmente entre os deputados e senadores. As do Orçamento Secreto são chamadas “emendas de relator” e eram usadas só para ajustes orçamentários. Agora cresceram e passaram a ter o destino definido pelos próprios parlamentares, reduzindo o orçamento dos ministérios.

Marília responde

Este ano o jornal Valor Econômico teve acesso aos dados sigilosos e divulgou os nomes de deputados candidatos a governador beneficiados, citando Marília como tendo recebido R$ 3 milhões e meio. Isso faz pouco mais de 15 dias. A assessoria da candidata explicou que solicitou recursos para comprar equipamentos destinados a entidades que desenvolvem a agricultura familiar no sertão mas que nada foi liberado.

Não vai para a TV

Uma conceituada fonte da Frente Popular revelou ao blogdellas que os ataques dos candidatos da Frente Popular aos adversários vão ficar, por enquanto, restritos aos eventos, mas que “dependendo do andar da carruagem” podem chegar ao Rádio e TV. Por quanto, a propaganda de Danilo só fez uma alusão a Marília criticando-a pela ausência nos debates. A candidata, porém, começou a exibir imagens mostrando a fome, a pobreza e falta d’água no estado e culpando o PSB pela situação.

Prefeitos com Marília

O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, fez ontem uma observação sobre matéria deste blog do dia anterior citando os prefeitos que apoiaram Marília na primeira hora. A assessoria da candidata revelou que o primeiro teria sido, como informamos, João Bosco (PT), de Granito. Marcelo disse que foram seis. Além de João Bosco, ele próprio, Ives Ribeiro, Marinaldo Rosendo, Irlando Parabólicas e Hugo da Bahia.

Pergunta que não quer calar: O PT está mesmo consagrando a dupla Marília – Teresa?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar