Notícias

No Sim a Vida católicos vão às ruas defender a vida e condenar o aborto

O Sim à Vida está de volta a Boa Viagem, neste domingo, dia 8 de outubro, mas ainda sem a caminhada dançante de outros tempos. O formato do evento este ano prevê concentração dos fiéis às 14 horas no 2º jardim da avenida beira-mar, onde um palco estará montado para apresentações, testemunhos, louvor, adoração ao Santíssimo e, ao final da programação, para a celebração da Eucaristia às 17h.

Fiéis das 150 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife participarão da festa, que tem como objetivo testemunhar e defender a vida, contrapondo-se à cultura de morte que se apresenta no país, especialmente no momento em que se discute a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

O período do Sim à Vida coincide com a Semana Nacional da Vida, instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2005, e que culmina no dia 8 de outubro, Dia do Nascituro, com expressões populares para a integral proteção ao ser humano já concebido no ventre da mãe e que ainda vai nascer.

A Arquidiocese de Olinda e Recife, com o evento, busca refletir sobre a alegria de viver, os direitos do nascituro, a missão do católico batizado e a valorização da família, sem esquecer o “amor ao próximo” no cuidado com os mais pobres e vulneráveis. “É a grande festa da vida, para honrar Deus Pai que nos prometeu vida e vida em abundância”, comentou o bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Limacêdo Antonio.

O último Sim à Vida realizado na Avenida Boa Viagem aconteceu em 2019, com trios elétricos percorrendo a avenida Boa Viagem. Em 2020, o país vivia as tristezas da pandemia de Covid-19 e o evento foi cancelado. Em 2021, os organizadores do Sim à Vida adaptaram o evento à pandemia e promoveram encontros online para oração e formação nas paróquias, culminando com missa no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, no antigo Colégio Nóbrega, com número reduzido de fiéis e cuidados no distanciamento entre eles. No ano seguinte,com a proximidade do Congresso Eucarístico Nacional, em 2022, o Sim à Vida aconteceu apenas nas paróquias, com celebrações isoladas.

O retorno do Sim à Vida às ruas coincide com a chegada do novo arcebispo e será um momento de acolhida ao novo pastor. Dom Paulo Jackson participa pela primeira do evento no Recife – e ainda com a responsabilidade de líder da Igreja local. Em vídeo divulgado nas redes sociais da Arquidiocese, o arcebispo convida os fiéis à participação. “Eu quero, então, convidá-lo e convidá-la a rezar conosco, a defender a vida, a dizer que nós, da Igreja Católica, acreditamos na vida desde a fecundação até a morte natural, em todas as suas fases, em todas as suas circunstâncias. Venha rezar conosco, dizer não ao aborto e dizer Sim à Vida”, diz no vídeo.

Pascom AOR

SIM À VIDA
Data: domingo, 8 de outubro
Local: 2º Jardim de Boa Viagem

Programação:
13h30 – Concentração: animação do DJ Angelus
14h – 1º Momento Eu digo SIM À VIDA – contra o aborto (testemunho)
14h20 – DJ Ronny
14h50 – 2º Momento Eu digo SIM À VIDA – contra a violência em todos as formas de vida
15h – Dudu do Acordeon
15h50 – 3º Momento Eu digo SIM À VIDA – contra a discriminação e pobreza
16h – Pe. Damião Silva
16h50 – 4º Momento Eu digo SIM À VIDA – Testemunho
17h – Santa Missa presidida por dom Paulo Jackson (música: Ministério Boa Nova)
18h – Dispersão

Redação com veículos – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *