No Rio de Janeiro, incêndio em fábrica de fantasias deixa feridos graves e afeta escolas de samba
A fábrica Maximus Confecções, fornecedora de materiais de Carnaval para escolas de samba do Rio de Janeiro, foi atingida por um incêndio na manhã desta quarta-feira (12). O galpão, localizado no bairro de Ramos, na Zona Norte da cidade, abrigava dezenas de funcionários no momento em que as chamas começaram. Até o momento, informações preliminares indicam que, pelo menos, 21 pessoas se feriram, sendo que 12 estão em estado grave. Muitos precisaram ser resgatados pelos bombeiros, enquanto alguns se lançaram pelas janelas para escapar do fogo.
Sobreviventes relataram em entrevista a TV Globo, que cerca de 30 pessoas dormiam na fábrica quando as chamas começaram, mas o local poderia ter até 100 pessoas. Eles relatam que a fábrica trabalha 24h por dia nesta reta final para o carnaval.
A Liga RJ, responsável pelas escolas de samba da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro, divulgou uma nota nesta sbre o incêndio. “O impacto deste incidente atinge diretamente o planejamento do Carnaval e toda a cadeia produtiva envolvida na sua realização”, declarou a entidade.A Liga RJ convocará “com urgência” os presidentes de todas as escolas de samba para uma assembleia geral extraordinária. A intenção é “avaliar a situação e definir os próximos passos, garantindo que nenhuma escola de samba filiada seja prejudicada”.
Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro, informou que nenhuma das escolas de samba (Império Serrano, Porto da Pedra, Unidos da Ponte e União do Parque Acari) atingidas pelo incêndio, serão prejudicadas no desfile na Marquês de Sapucaí, que acontece na próxima semana.
“Conversei agora com o presidente Hugo Júnior, da série Ouro, que me deu mais detalhes das três escolas afetadas pelo incêndio de hoje em Ramos. Já tomamos a decisão de que, independente de qualquer coisa, as escolas não serão rebaixadas no Carnaval desse ano. Havendo possibilidade de desfilar, as três serão consideradas hors con·cours”, disse , em postagem no X, antigo Twitter.
Redação com veiculos Foto: reprodução TV Globo
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

