Notícias

“Não nos reunimos para tirar foto mas para o que vamos ter pela frente” – diz Raquel após reunião com deputados.

Primeiro governador de Pernambuco – no caso também a primeira governadora – a, antes da posse, se reunir com deputados de todos os partidos com assento na Assembléia Legislativa, tanto de situação como de oposição – ao todo 56 compareceram- a nova governadora Raquel Lyra deixou claro ontem, após almoço com os parlamentares estaduais, que está aberta ao entendimento com os partidos ou com deputados, individualmente, em nome do que pontuou como “construir consensos para superar a pobreza e fazer Pernambuco crescer”. Como faz sempre, ela foi acompanhada pela vice Priscila Krause tanto no almoço quanto a entrevista.

Na verdade, pelo visto, disposição não vai faltar também entre os deputados. Atenderam ao convite da récem eleita não só as legendas de centro e de direita como os mais esquerdistas como PSOL, representado pelas Juntas e por Dani Portela, o PT – que levou toda a bancada, com destaque para a senadora eleita Teresa Leitão – e o PSB representado, entre outros, pelo presidente estadual da legenda, deputado eleito Sileno Guedes, o líder do Governo Paulo Câmara na casa, Isaltino Nascimento, e o presidente da Comissão de Justiça, Waldemar Borges.

Na entrevista à imprensa Raquel destacou que convidou para o encontro os atuais deputados, dos quais vai precisar em dezembro e janeiro para votar os primeiros projetos que enviará à Alepe, assim como os novos que só vão tomar posse dia 1 de fevereiro. Na conversa reservada com os parlamentares ela afirmou “meu palanque foi desfeito desde o momento em que foi divulgado o resultado eleitoral”, um aceno, segundo um deputado presente, “às legendas que, mesmo não tendo estado em seu palanque, podem agora se compor”. Alguns deputados como Teresa Leitão, João Paulo e Dani Portela falaram agradecendo o convite. Não é certo, porém, que PT, PSOL e PSB venham a fazer parte da base. “As urnas nos colocaram na oposição” deixou claro Teresa em entrevista após o almoço, referindo-se ao PT, apesar dela mesma já ter tido uma conversa com a nova governadora para fazer uma ponte entre ela e o presidente Lula.

Raquel listou os projetos prioritários que mandará para a casa como a Reforma da Máquina Pública, da qual precisa até para compor o secretariado, o programa Mães de Pernambuco” que se destina a amparar mães carentes com filhos de 0 a 6 anos e outros que ainda estão sendo gestados. Afirmou que só vai pensar nos nomes para sua equipe após analisar os dados do processo de transição. Indagada sobre o que tem dito o governador Paulo Câmara de que vai encontrar a casa arrumada e superávit, ela disse que não tem dados ainda para confirmar ou não isso mas completou : “agirei com transparência. Agora mesmo temos a preocupação de clarificar os movimentos financeiros e patrimoniais realizados”.

Redação Blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *