Notícias

Namíbia elege Nandi-Ndaitwah primeira mulher presidente

A Namíbia elegeu sua primeira mulher presidente. Netumbo Nandi-Ndaitwah,72 anos, atual vice-presidente, foi declarada vencedora das eleições presidenciais realizadas na semana passada, mantendo o histórico partido Swapo no poder.

De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), os resultados oficiais confirmaram que Nandi-Ndaitwah, de 72 anos, obteve 57% dos votos no primeiro turno. Com essa vitória, o Swapo, partido no poder há 34 anos, segue no comando do país, embora a oposição tenha contestado os resultados, alegando problemas técnicos, como a escassez de boletins de voto, o que fez com que a votação fosse estendida até sábado (30), gerando protestos por parte dos opositores.

Além disso, o Swapo manteve a maioria no Parlamento, ao contrário de partidos de longa data no poder na vizinha África do Sul e em Botsuana, que perderam suas maiorias neste ano.

Nandi-Ndaitwah, que foi membro do movimento clandestino de independência da Namíbia na década de 1970, assumiu o cargo de vice-presidente em fevereiro, após a morte do presidente Hage Geingob. Ela será a quinta presidente da Namíbia desde a independência do país.

A Namíbia, localizada na costa sudoeste da África e fazendo fronteira ao norte com Angola, é um vasto país com mais de o dobro do tamanho da Alemanha, mas com apenas 3 milhões de habitantes, o que a torna um dos países menos povoados do mundo. Além disso, é considerada uma das democracias mais estáveis do continente africano

Redação com veiculos Foto:Esther Mbathera/AP Photo

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *