Mulheres políticas se dividem entre Raquel e Marília. Marília tem mais deputadas e Raquel mais prefeitas.

A coincidência de duas mulheres estarem disputando o segundo turno para governadora tornou mais relevante a declaração de apoio das demais mulheres políticas às mesmas. Por isso já se trabalha, no entorno das campanhas de Raquel Lyra e Marília Arraes, para aumentar as adesões neste campo, como forma de demonstrar o “aprovo” feminino a um dos projetos em discussão, ganhando, com isso, a simpatia do segmento.

Esta segunda-feira, um fato inesperado aconteceu: a vice-prefeita do Recife, Isabela de Roldão, do PDT, declarou apoio à candidata Raquel Lyra, em entrevista ao Blog de Jamildo, embora seu partido, o PDT, esteja oficialmente no palanque de Marília. Isabela foi a primeira mulher a se eleger vice-prefeita da capital. Mas, nesse aspecto, Marília também marca ponto pois tem o apoio declarado da atual vice-governadora Luciana Santos e do seu partido o PCdoB. Luciana também é a primeira mulher vice-governadora.

A senadora eleita Teresa Leitão está com Marília. Das três deputadas federais eleitas duas estão com Raquel – Iza Arruda e Clarissa Tércio – e uma com Marília, a sua irmã Maria Arraes. Já na Assembléia Legislativa, Marília está bem à frente: ganhou o apoio de cinco das seis deputadas eleitas. Estão com ela, Simone Santana, Socorro Primentel, Rosa Amorim, Dani Portela e Gleide Angelo. Apóia Raquel a deputada Débora Almeida, do PSDB, mesmo partido da candidata.

Já quando se trata das prefeitas pernambucanas, Raquel tem hoje o apoio de 22 delas e Marília de apenas 11. Estão com Raquel as prefeitas de Igarassu, Ipojuca, Serra Talhada, Floresta, Bezerros, Escada, Rio Formoso, Primavera, Itambé, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Camutanga, Catende, Amaraji, Cortês, Itaíba, Canhotinho, Casinhas, Cedro, Trindade, Tabira e Dormentes. Com Marília estão as prefeitas de Camaragibe, Brejão, Cumaru, Glória de Goitá, Ibirajuba, Jaqueira, Jataúba, Santa Cruz, Serinhaém, Surubim e Terra Nova.

Pesquisas e Lula

O que aconteceu com as intenções de voto em Pernambuco após a visita do presidente Lula para uma grande caminhada no Recife ao lado de Marília Arraes? Parte do mistério pode começar a ser desvendado esta terça-feira quando vai ser divulgada a primeira pesquisa de intenção de voto após essa manifestação. A pesquisa é da Real Time Big Data feita sob encomenda da TV Record. Outra pesquisa sai esta quinta-feira e será feita pelo instituto Veritá. Na sexta será a vez da Potencial Pesquisas divulgar seu levantamento.

Miguel curado

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que teve pneumonia após o primeiro turno, recebeu alta médica esta segunda-feira e viajou para o Recife onde almoçou com a candidata Raquel Lyra, reafirmando seu apoio. A primeira missão de Miguel neste segundo turno é acompanhar a ex-prefeita de Caruaru em visita ao sertão do estado este final de semana. Além de carreata pelas ruas de Petrolina, Raquel pretende fazer um encontro lá com os prefeitos sertanejos que a apoiam, deputados estaduais, federais e demais lideranças políticas. Também pode visitar outros municípios.

Salada de frutas

O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, era um dos mais entusiasmados no encontro de Raquel Lyra domingo em Caruaru. Detalhe : como o PSB liberou o voto, apesar de ter um irmão como secretário da agricultura de Paulo Câmara, por indicação do PP, que apóia Raquel, não há com o que se preocupar. É o voto Luquel prosperando.

Pergunta que não quer calar: O deputado Sebastião Oliveira vai ser a Geni desta eleição? Foi alvo de Danilo, no primeiro turno, e agora de Raquel, no segundo.

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

 

Compartilhar