Eleições 2022

Mulheres ganham debate, Bolsonaro se sai bem e terceira via pode crescer

O debate mais plural entre os candidatos a presidente, por ter sido realizado em pool de diversos órgãos de imprensa, entre eles SBT, CNN e o jornal O Estado de São Paulo, foi ganho pelas duas candidatas mulheres – Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil). Apesar de atacado por todos, o presidente Jair Bolsonaro se saiu bem nas perguntas e, sobretudo nas respostas. Ciro Gomes(PDT), que foi muito bem no primeiro debate na TV, desta vez parecia excessivamente preocupado em não ser agressivo e perdeu vigor.

O ex-presidente Lula, ao deixar de comparecer, deixou de ser alvo – o que lhe favoreceu – mas ficaram sem resposta todas as menções à corrupção do PT no poder. Bolsonaro o chamou de ladrão várias vezes e. não teve quem o defendesse. Além disso, ao deixar que um Bolsonaro mais light se revelasse diante das câmaras e que a terceira via se sobressaísse, o que deve levar nos próximos dias a um crescimento das intenções de voto de Simone, Soraya e Ciro, segundo especialistas ouvidos pela CNN, Lula pode sepultar o projeto de fazer com que a eleição termine no primeiro turno.

Mais contundente e preparada, Simone Tebet superou Soraya nas críticas a Lula e Bolsonaro mas Soraya acabou ganhando muitos pontos nas redes sociais ao criar frases de efeito imediatamente repetidas de norte a sul pelos internautas. A mais celebre delas foi ao responder, se referindo ao presidente, “não venha cutucar onça com sua vara curta”. Foi a frase mais mencionada na Internet durante e após o debate.

A presença do padre Kelmon, candidato do PTB, estreando na campanha televisiva, causou muitos comentários nas redes sociais e críticas diversas. O padre serviu de linha auxiliar do presidente Bolsonaro, o que o deixou mais à vontade pois levantou a bola do candidato diversas vezes e defendeu a pauta de costumes. Além disso criticou a esquerda e citou como estão dos partidos latino-americanos governados por partidos esquerdistas.

A performance dos candidatos foi medida, online, pela Quaest e concluiu que Simone e Soraya tiveram mais menções positivas nas redes sociais do que os demais candidatos, sendo que Simone ficou em primeiro lugar. Ciro ficou em terceiro lugar e Bolsonaro em quarto, com metade de menções positivas e a outra metade negativas. Felipe D Ávila ficou em quinto e o padre Kelmon em sexto. Ll

Redação Blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogddellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *