Notícias

Morre o maestro pernambucano Marlos Nobre, um dos maiores compositores do Brasil

O maestro e pianista pernambucano Marlos Nobre, um dos grandes nomes da música clássica brasileira, faleceu aos 85 anos na última segunda-feira (2). A causa da morte não foi divulgada pela família, e a confirmação do falecimento foi feita nesta quarta-feira (4) por sua esposa, Maria Luiza Nobre.Natural do Recife, Marlos Nobre foi membro da Academia Brasileira de Música, ocupando a cadeira nº 1, e teve uma carreira marcada por importantes contribuições à música nacional.

O músico ficou conhecido por mesclar música clássica com elementos da música popular brasileira. Ele, que começou a estudar teoria musical quando criança no Conservatório Pernambucano de Música, se tornou o primeiro brasileiro a reger a Royal Philarmonic Orchestra de Londres, em 1990.

Formado em piano e teoria musical, Nobre compôs cerca de 250 peças ao longo de sua carreira. Ele também estudou e trabalhou com nomes importantes do mundo da música como H.-J. Koellreutter, Camargo Guarnieri, Alexandre Goehr, Günther Schüller e Leonard Bernstein.

Ao longo de sua trajetória, conquistou importantes distinções como a Bolsa Guggenheim, o Prêmio Tomás Luís de Victoria da SGAE e a Ordem do Mérito Cultural do Brasil.

Também foi diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica do Recife, deixando um legado duradouro para a música erudita brasileira.

Redação com veiculos Foto: Maria Luiza Nobre/divulgação

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *