Morre o escritor Dalton Trevisan aos 99 anos
O escritor Dalton Trevisan, conhecido como “O Vampiro de Curitiba”, faleceu nesta segunda-feira (9), aos 99 anos, em Curitiba. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e pela família, por meio de uma publicação em rede social. A causa da morte não foi divulgada.
“Todo vampiro é imortal. Ou, ao menos, seu legado é. Dalton Trevisan faleceu hoje, 9 de dezembro de 2024, aos 99 anos”, diz a postagem, fazendo referência ao seu apelido e ao célebre livro O Vampiro de Curitiba, de 1965.
Não haverá velório. O corpo será cremado diretamente no crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.
Dalton Trevisan, nascido em Curitiba em 1925, iniciou sua carreira com Sonata ao Luar e se destacou com Novelas nada exemplares. Sua obra é conhecida por retratar o cotidiano e explorar aspectos psicológicos e urbanos. Recebeu prêmios como o Jabuti e o Camões, embora fosse recluso e evitasse entrevistas desde os anos 1970. Em 2021, deixou a casa no Alto da Glória, em Curitiba, que se tornou ponto turístico literário.
Redação com portal G1 Foto: reprodução
e-mail: redacao@blogdellas.com.br