Notícias

Morre deputada Amália Barros que lutava em prol das pessoas com deficiência

A deputada federal Amália Barros (PL), 39 anos, de Mato Grosso, faleceu na madrugada deste domingo em decorrência de complicações  após cirurgia para retirada de nódulo no pâncreas. Ela estava internada no Hospital Vila Nova Star, desde 1.o de maio. Amália, que era jornalista, se destacou em seu mandato pela luta em favor das pessoas com deficiência e para conseguir, como o fez através de projeto da lei, a inclusão da avisão monocular como deficiência sensorial.

Ela tinha perdido o olho esquerdo em 2016 após infecção por toxoplasmose e usava uma prótese no olho. Também foi destaque na Comissão das Pessoas com Deficiência da Câmara Federal e na Comissão de Defesa da Mulher. Também era membro da Comissão de Educacão.

A deputada federal pernambucana Iza Arruda (MDB) que conviveu com Amalia , disse a este blog que recebeu “com muita tristeza “a notícia do falecimento da colega de parlamento. Segundo ela, Amália foi “uma mulher que teve a vida marcada por feitos grandiosos em favor das pessoas om deficiência. Todo o seu esforço e sabedoria merecem ser comemorados. Fundamentados no amor do Cristo Ressuscitado rogamos ao Senhor que a acolha e conforte os seus familiares, nesta hora de dor e solidão”.

Amália estava sem seu primeiro mandato no qual conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados com 70 mil votos (5%)  dos votos do Mato Grosso. Ela vai ser substituída pelo seu suplente, Nelson Barbudo (PL).

Redação blogdellas – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *