Notícias

Morre Adilson Maguila, lenda do box brasileiro, aos 66 anos

José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira(24) em São Paulo, aos 66 anos. Um dos maiores boxeadores da história do Brasil, lutava contra a encefalopatia traumática crônica, diagnosticada em 2013. Sua esposa, Irani Pinheiro, confirmou a  notícia à TV Record e compartilhou detalhes sobre o estado de saúde do atleta: “Ele estava há 28 dias internado. Procuramos não falar com a imprensa, porque eu queria cuidar da minha família. O Maguila já convivia com a doença há 18 anos.

Irani também revelou que há 30 dias, foi descoberto um nódulo no pulmão, e Maguila sentiu muitas dores no abdômen. “Tiraram dois litros de água do pulmão, mas não conseguimos fazer a biópsia.”, disse.

Nascido em Aracaju em 11 de julho de 1958, Maguila construiu uma carreira marcante no boxe, acumulando um cartel impressionante de 85 lutas, com 77 vitórias (61 por nocaute), 7 derrotas e 1 empate. Ele se destacou em lutas memoráveis contra grandes nomes como Evander Holyfield e George Foreman, e se tornou campeão mundial da Federação Mundial de Boxe-FMB em 1995.

Maguila começou sua trajetória no esporte com o apoio do narrador e empresário Luciano do Valle, que o apresentou ao renomado treinador americano Angelo Dundee. Ao longo de sua carreira, ele conquistou o Campeonato Sul-Americano dos pesos-pesados e se tornou uma figura carismática, conhecido por suas entrevistas folclóricas.

Fora dos ringues, Maguila também se destacou na mídia, atuando como comentarista e participando do elenco do Show do Tom. Ele gravou um CD de samba intitulado “Vida de Campeão” e até se lançou na política, concorrendo a deputado federal em 2010.

O apelido surgiu pela semelhança do pugilista com um personagem de desenho animado. Maguila era casado com Irani, há  mais de 40 anos.

Redação com veiculos Foto: reprodução

e-mail:redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *