Mundo News

Mísseis russos atingem Polônia, matam duas pessoas e mundo entra em alerta

Dois mísseis russos atingiram hoje a cidade de Prezewodov, na Polônia, matando duas pessoas. Como a Polônia, que fica na fronteira com a Ucrânia, não está em guerra com a Rússia e é um país da Otan – Organização do Atlântico Norte – o mundo entrou em alerta. Há entre os países da Otan um compromisso de defesa coletiva do bloco se qualquer país membro for atingindo. A Polônia convocou reunião de emergência do seu Conselho de Segurança para analisar a questão.

Os Estados Unidos, segundo a CNN, já se manifestaram nesse sentindo prometendo reação em defesa da Polônia mas todos aguardam uma resposta russa. Por enquanto, o ministério da defesa russo negou que os projéteis fossem russos, o que foi desmentido pelo presidente da Ucrânia. Zelenski relatou que mais de 80 mísseis russos atingiram Kiev e a região da fronteira da Ucrânia com a Polônia nas últimas horas, deixando a capital ucraniana com 50% de suas fontes de energia elétrica afetadas, em pleno inverno europeu.

O presidente da Ucrânia afirmou que não tem dúvida de que os mísseis que caíram em território polonês são russos. Especialistas internacionais ouvidos pelas emissoras de TV americanas e europeias imaginam que a reação da Otan será menor se a Rússia admitir que houve um acidente – erro de alvo – mas que se isso não acontecer a reação é imprevisível.

Redação Blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *