Missa na Basilica de São Pedro inicia conclave que escolherá novo Papa
Uma missa que reuniu mais de 5 mil fiéis, segundo o Vaticano, marcou o início oficial do conclave na manhã desta quarta-feira (7/5), na Basílica de São Pedro. A celebração, conhecida como Pro Eligendo Pontifice, antecede o processo de votação que definirá o novo papa, após a morte de Francisco, aos 88 anos, em 21 de abril deste ano.
A missa que deu início ao conclave, realizada das 5h às 6h30 (horário de Brasília) na Basílica de São Pedro, foi conduzida com solenidade pelo cardeal decano Giovanni Battista Re. O momento central da celebração foi a homilia, que destacou a importância da oração como preparação espiritual para a escolha do novo papa, ressaltando a necessidade de renúncia a interesses pessoais em favor de Deus e do bem da humanidade.
Encerrada a missa, os 133 cardeais eleitores recolheram-se às acomodações reservadas no Vaticano — entre elas, a Casa Santa Marta e o prédio anexo conhecido como Santa Marta Velha. Ainda nesta quarta-feira, por volta das 11h30 (horário de Brasília), os cardeais participam de uma oração pré-votação na Capela Paulina, localizada no Palácio Apostólico. Em seguida, eles caminham em procissão até a Capela Sistina, onde ocorre a votação.
Antes de votar, os cardeais juram manter sigilo absoluto sobre as discussões. A primeira votação ocorre em seguida, mas dificilmente define o novo papa de imediato. Para a eleição, é preciso que um candidato receba ao menos 89 votos — dois terços do total. Até lá, as sessões seguem diariamente.
A expectativa é que a fumaça com o resultado da primeira votação dos cardeais seja vista apenas por volta das 14h (horário de Brasília), saindo pela chaminé da Capela Sistina.
Redação com Portal Metropolés Foto: reprodução/Vatican News
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

