Mestre Pirajá, referência da Capoeira em Pernambuco, morre aos 74 Anos
Morreu neste domingo (18), o mestre de Capoeira Marcondes Luiz Ferreira da Silva, conhecido como Mestre Pirajá, no Hospital Esperança, em decorrência de complicações após uma cirurgia de diverticulite. Sua influência transcendeu fronteiras, difundindo a capoeira em 35 países ao redor das Américas, Europa e até mesmo no principado de Mônaco. Sua dedicação foi reconhecida pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), quando o Mestre Pirajá recebeu o título de Doutor Honoris Causa, em 31 de maio de 2022.
A honraria foi concedida em uma cerimônia realizada no Auditório da Reitoria da UFPE, por recomendação do professor Henrique Gerson Kohl, do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da instituição. O título de Doutor Honoris Causa é reservado a pessoas que contribuíram significativamente para o avanço da universidade, da região ou do país, destacando-se em ciências, letras, artes ou cultura em geral.
Além de sua notável atuação como mestre de capoeira, Mestre Pirajá contribuiu para o desenvolvimento de um método específico de ensino da capoeira, denominado Capoeira Pernambuco. Sua dedicação ao ensino e à divulgação dessa arte marcial, especialmente entre crianças e jovens da periferia, foi reconhecida e celebrada pela comunidade acadêmica, incluindo a UFPE. Mestre Pirajá deixa quatro filhos, netos e bisnetos .
Redação com informações da UFPE – Foto: Reprodução
E-mail: redacao@blogdellas.com.br