Notícias

Mês da Consciência Negra: eleitores podem identificar dados de cor ou raça no cadastro eleitoral

Neste mês da Consciência Negra, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) incentiva eleitores a informarem dados de cor, raça e etnia no cadastro eleitoral, com objetivo de promover uma democracia mais inclusiva. Em Pernambuco, 5,95% do eleitorado se declara pardo, 0,99% preto, enquanto 90,36% ainda não informaram esses dados. Com a reabertura do cadastro em 5 de novembro, os eleitores podem atualizar suas informações e indicar se pertencem a comunidades quilombolas, atualmente somando 4.132 pessoas no estado.

Para realizar o cadastro, basta acessar o Autoatendimento Eleitoral no site do TRE-PE, selecionar a opção “Título Eleitoral” e seguir para “Informe seus dados sociais”. Após inserir os dados do título, o eleitor deverá enviar uma cópia digital do documento de identificação e uma selfie segurando o documento. Na área de dados complementares, é possível informar raça ou cor e, caso aplicável, a identificação como quilombola.

Essa iniciativa permite que a Justiça Eleitoral trabalhe pela equidade e inclusão, assegurando uma maior representatividade social no processo democrático. O preenchimento é autodeclaratório, sem necessidade de comprovação adicional, reforçando o valor do reconhecimento identitário na construção de um cadastro eleitoral mais diverso.

Redação com assessoria Foto: arquivo

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *