Marília sai na frente na disputa pelo Governo do Estado (29%). Mas a maioria dos pernambucanos ainda não sabe em quem votar (59%)
Pesquisa Folha/IPESPE: Marília Arraes (SD) desponta com 29% na última pesquisa Folha de Pernambuco-Ipespe (estimulada), divulgada hoje como pré-candidata ao Governo do Estado. A deputada federal é seguida pela ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB com 13%;Anderson Ferreira (PL) com 12%; Danilo Cabral (PSB) com 10% e Miguel Coelho (UB) com 9%.
Empatados dentro da margem de erros aparecem os candidatos João Arnaldo (PSOL) e Weligton Carneiro (PTB) com 1% cada. Esteves Jacinto (PRTB) e Jadilson Bombeiro (PMB) não chegaram a 1%. O nome do pré-candidato Jones Manoel (PCB) consta na lista estimulada mas não foi mencionado por nenhum entrevistado. E 12% afirmaram que não pretende votar em nenhum candidato.
A pesquisa foi feita entre 28 e 30 de junho com 1.entrevistados. Está registyarda non TER e a margem de erro é de 3, 2 pontos percentuais para mais ou menos.
Muitos ainda não decidiram o voto de 2022
A pesquisa realizada pela Folha de Pernambuco e o IPESPE – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas mostra que muito ainda tem que ser feito pelos candidatos em nosso estado que disputam as eleições em pauta para chegar aos eleitorado pernambucano: No levantamento espontâneo , 59% dos entrevistados não sabem ou não responderam em quem vão votar.
Mas 11% dos entrevistados já decidiram : votam em Marília Arraes, deputada federal. E 7% na ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra tem. O ex-prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira conta com5% dos eleitores ; o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho, 4%; e o deputado federal Danilo Cabral, 3%.
A Pesquisa revela ainda que 1% dos entrevistados disseram que votariam no atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que não poderia disputar por estar no segundo mandato, e outros 11% optaram por não votar em ninguém, branco ou nulo.
Folha-IPESPE também procurou saber o grau de conhecimento dos eleitores sobre cada um dos candidatos . Entre os cinco com maior pontuação no levantamento, o mais desconhecido deles é o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Dos ouvidos, 42% disseram que não conhecem o suficiente, não sabem ou não responderam ao serem questionados sobre uma avaliação do ex-prefeito de Petrolina. Marília Arraes é desconhecida por 19% dos entrevistados. Raquel Lyra e Danilo Cabral têm o mesmo percentual de desconhecimento, 34% e Anderson Ferreira ficou com 38%.
Rejeição: Anderson Ferreira, Danilo Cabral e Marília Arraes apresentam um empate técnico com, respectivamente, 36%, 35% e 34% dos entrevistados dizendo que não votariam em nenhum dos três de forma alguma. Já em relação a Miguel Coelho, 30% disseram que não votariam de jeito nenhum. Tecnicamente empatada, está Raquel Lyra, com um índice de rejeição de 29%.
Independente de quem vão votar, os entrevistados opinaram sobre quem eles acham que ganha essa disputa. E 30% citaram o nome da pré-candidata Marília Arraes (SD). O índice é menor do que os 38% que afirmaram não saber ou não responderam ao questionário.
A ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) surge em segundo lugar, com 10% dos entrevistados acreditando que ela será a próxima Governadora de Pernambuico. O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira aparece em terceiro, com 9%. Pré-candidato do PSB, Danilo Cabral tem 7% das menções dos entrevistados. E o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho com 6%. Os pré-candidatos João Arnaldo (PSOL) e o pastor e cantor gospel Esteves Jacinto (PRTB) não chegaram a alcançar 1%. Os nomes dos pré-candidatos Jadilson Francisco Andrade, conhecido como Jadilson Bombeiro (PMB), o professor de história Jones Manoel (PCB) e o pastor evangélico Welington Carneiro (PTB) constavam na lista, mas não foram mencionados.
Redação com informações da Folha de Pernambuco-Ipespe. Fotos: Divulgação