Marília começa a multiplicar prefeitos em seu palanque e espera mais

 

 

Em tempos de bonança, nos quais conserva o primeiro lugar destacado em todas as pesquisas, a candidata a governadora Marília Arraes começou a atrair prefeitos para o seu palanque. Quando se lançou candidata, ela só contava com o apoio dos deputados federais André de Paula e Sebastião Oliveira e do prefeito de Granito, João Bosco, filiado ao PT. Ontem sua assessoria confirmou que já são 28 os prefeitos que se aliaram à coligação Pernambuco na veia, liderada por ela. “Ninguém resiste à inhaca do poder muito menos os prefeitos que vão disputar eleições daqui a dois anos” disse, ontem, ao blog, um deputado estadual que acredita na possibilidade de a candidata do solidariedade aumentar a chegada de lideranças a seu palanque se mantiver destaque nas pesquisas esta semana.

O candidato ao senado de Marília, André de Paula (PSD) explica que está impressionado com a recepção à candidata por onde têm andado: “a esta altura – diz – os próprios prefeitos afirmam que a onda a favor dela está vindo da população e chegando aos políticos”. Segundo ele, ao anunciar seu apoio à candidata este final de semana, o prefeito de Venturosa, Eudes Tenório, do PL, afirmou que antes de decidir-se fez uma pesquisa e ela estava com 37% das intenções de voto sem ter apoio de ninguém. O cálculo agora é de que ela venha a ter 60% dos votos válidos no município. “Qual é o prefeito que não vai querer estar ao lado da população e correr o risco da oposição derrotá-lo já em 2022? – indaga André.

Otimista, ele afirma que está vendo coisa parecida na Região Metropolitana onde entende que, “mesmo com Danilo apresentando Lula na sua propaganda, o povo está colando ela em Lula e votando Lula presidente e Marília governadora”. Uma evidência disso teria sido a carreata pelas ruas de Olinda este final de semana: “todas as casas que tinham bandeira de Lula ou do PT acenavam para ela e davam sinal de aprovação” – conclui André, completando “este casamento é indissolúvel”. Recentemente, no município de Custódia, onde conseguiu ter o apoio do prefeito e das principais lideranças de oposição, a candidata foi obrigada a participar de três eventos distintos para não desagradar ninguém.

Municípios menores

Marília não tem ainda muitos apoios em municípios maiores. Na Região Metropolitana só tem o prefeito Ives Ribeiro (MDB), de Paulista, um dos primeiros a decidir-se por ela. No interior principais municípios são Paudalho, Timbaúba e Correntes. E no contexto de apoio de prefeitos ela está ainda muito distante do candidato Danilo Cabral (PSB) que afirma ter 120 deles a seu lado (Pernambuco tem 185 municípios). Outro candidato que também tem um número razoável é Miguel Coelho União Brasil) que conta com 30 prefeitos, segundo sua assessoria. 

Danilo em segundo?

Deputados estaduais da Frente Popular estão apostando que Danilo Cabral chegará ao segundo lugar nas pesquisas até o dia 15. A constatação é de que a grande exibição do candidato durante 4 minutos diários na TV e a presença de Lula em quase todas as suas peças – quando não tem Lula tem Eduardo – vai alçá-lo a esse patamar. Na verdade, como ninguém o está atacando o candidato, segundo eles, Danilo se beneficia de um currículo bom e dos grandes apoios. Deve reduzir o índice de rejeição e crescer, é o que se espera.

Anderson tem pouco tempo

Com pouco tempo na TV, o candidato do PL, Anderson Ferreira, o que mais tem se confrontado com Danilo em discursos nos eventos dos quais participa e de estar conseguindo vitórias contra a Frente Popular na Justiça Eleitoral, não tem tempo suficiente para, além de fazer discurso vendendo sua imagem e colando em Bolsonaro, atacar qualquer adversário. Da oposição o único com tempo para isso é o Miguel Coelho, do União Brasil. Raquel Lyra (PSDB) iniciou o combate em diálogo com a vice Priscila Krause onde fala do alto custo do abastecimento d’água da Arena Pernambuco, mas o discurso não cola em Danilo e sim no governador Paulo Câmara.

Pergunta que não quer calar: dos cinco principais candidatos a governador quais chegarão ao segundo turno?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar