Maré vermelha: fenômeno natural pode provocar mal-estar após banho de mar
Turistas e moradores que frequentam as praias de Ipojuca, Maracaípe e Tamandaré, no Litoral Sul pernambucano, relatam que estão sofrendo mal-estar após o banho de mar. Até o momento, 15 notificações foram reportadas ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (CIEVS/PE).
A maré vermelha ocorre quando há um crescimento excessivo de algas microscópicas no mar, processo chamado de floração. Por conta disso, a água fica com algumas manchas de coloração avermelhada, podendo ficar marrom, amarela, roxa ou laranja. Os pacientes relatam ter sintomas como dores de cabeça e garganta intensas, febre e náuseas . O tratamento na maioria dos casos, envolve hidratação e medicamentos para aliviar os sintomas.
Uma equipe de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) foi até o local para coletar amostras da água, que serão analisadas. A Secretaria de Saúde do Estado está investigando o caso e informou através de nota que, tomou providências para investigação dos relatos. “Foram acionados os municípios de Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso e São José da Coroa Grande para buscar informações de alteração nos atendimentos de suas redes de saúde”, ressalta a nota da SES-PE.
Redação com veículos – Foto: Arquivo/Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br