Márcia Conrado será a nova presidente da Amupe, confirmando prestígio das mulheres
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, do PT, será a nova presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) a ser eleita no final de deste mês. Candidata de consenso, Márcia confirma o protagonismo das mulheres pernambucanas na política iniciada nas eleições do ano passado quando três mulheres foram eleitas para os três cargos majoritários em disputa. Ela será a primeira mulher a presidir a entidade.
Como, além de Márcia, outros dois prefeitos vinham disputando o cargo, o consenso se deu com a desistência do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, que se retirou do páreo em nome da unidade e, por fim, ficou cedido que, também em nome dessa união, Márcia exercerá a presidência neste ano de 2023 e no que vem – o segundo do mandato – assume o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, atual tesoureiro da Amupe e que não vai disputar mandato em 2024 quando se conclui sua gestão enquanto Márcia vai tentar a reeleição no mesmo ano.
Para se chegar ao resultado divulgado pela Amupe esta noite de segunda-feira aconteceram duas reuniões dos candidatos com a atual diretoria da entidade e, no final, todos elogiaram a postura do ex-presidente por cinco mandatos e atual deputado estadual, José Patriota. Ele fez ver a todos o quanto seria prejudicial um bate-chapa e trabalhou com empenho para que o consenso se estabelecesse.
A Amupe defende os interesses dos 184 prefeitos pernambucanos e tem se notabilizado por encaminhar soluções para os problemas comuns por eles enfrentados. Recentemente conseguiu que a contagem preliminar da população realizada pelo censo, ainda não concluído, fosse parâmetro para a distribuição dos recursos federais e estaduais destinados aos municípios. O censo só vai valer quando for efetivamente concluído. Com a contagem parcial muito municípios iam ter reduzido o recebimento de recursos, incluindo a partilha do ICMS.
Redação blogdellas – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br