Mais proteção para as crianças e adolescentes
Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos indicam que este ano já foram registradas 4.486 denúncias de violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes ligados a situações de violência sexual. Os dados foram divulgados ontem, dia 18, em alerta sobre o assunto, marcando o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Entre janeiro e dezembro de 2021, houve 18.681 registros contabilizados entre as denúncias recebidas pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, o equivalente a 18,6% dos relatos. O levantamento de 2021 indicou que o cenário da violação que aparece com maior frequência nas denúncias é a residência da vítima e do suspeito (8.494), a casa da vítima (3.330) e a casa do suspeito (3.098).O padrasto e a madrasta (2.617) e o pai (2.443) e a mãe (2.044) estão entre os maiores suspeitos nos casos. Em quase 60% dos registros, a vítima tinha entre 10 e 17 anos. Em cerca de 74%, a violação é contra meninas .Apesar dos dados relatados, a subnotificação de casos pode esconder o agravamento da situação. De acordo com informações do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2017, 70% das 527 mil pessoas estupradas no Brasil anualmente, em média, eram crianças e adolescentes. Além disso, 51% das que foram abusadas têm entre um e cinco anos.
Família Gil ganha reality na Prime Vídeo
“Em Casa com Os Gil”estreia dia 24 de junho no Amazon Prime Video e os admiradores dessa família de artistas vão poder acompanhar o dia a dia e a rotina dos seus integrantes. O programa reúne filhos, netos, bisnetos de Gilberto Gil que filmam em cenário paradisíaco que é a casa deles no interior do Rio de Janeiro. O programa vai mostrar como foi a preparação do artista para a turnê na Europa que farão ainda este ano, até a escolha das músicas que serão escolhidas para o repertório nos shows.. Em Casa com Os Gil terá 5 episódios, ressaltará as reuniões de família, entre almoços, debates e momentos especiais . “A formação familiar diversa dos Gil, o racismo no Brasil e a forte influência da cultura afro na sociedade são alguns dos temas abordados na série Original Amazon”, revelou Flora Gil.
Encontro de corais em Olinda
O Convento de Santa será palco, nesta quinta (19) e sexta (20), às 19h, do 1ª Encontro Pascal de Coros de Olinda. Aberto ao público, conta com 11 grupos de corais de todo estado, com um repertório que vai do sacro e erudito ao popular brasileiro e regional. Os ingressos podem ser trocados por pacotes de leite em pó, que serão doados ao Centro Geriátrico Padre Venâncio. O coral das crianças assistidas pelo Educandário Santa Tereza, da Santa Casa Recife, abre o evento, seguido pelo Ensemble Vocal Cantamus, que interpretará o moteto sacro “Jesu, meine Freude”, peça de Johan Sebastian Bach. Também o Grande Coro, formado por cinco grupos de coros: Adorai, Canto Livre AABB, Padre Geraldo Pennock, Polifônico Ângelus e Real Encanto, com um repertório inédito, sob a regência de Gilberto Santos. A presidente da Abcantocoral, Suely Farias lembra que o caráter social é uma marca do evento. “Além de valorizar a cultura e o maravilhoso trabalho dos corais , a ideia é ajudar instituições que beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade. Neste ano nos unimos à Santa Casa Recife que mantém unidades e projetos sociais no estado”, afirma.
“O abrigo utiliza cerca de 600 pacotes de leite mensais. Recebemos a iniciativa com alegria. Além disso, a nossa Igreja, que foi reaberta, após quase três anos, também está a postos para este grande evento”, diz a gerente de Educação, Assistência e Captação da Santa Casa Recife, Esmeralda Moura. O evento é tocado pela Associação Brasileira de Canto Coral e pelo Vicariato Olinda da Arquidiocese de Olinda e Recife, com apoio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda e da Santa Casa de Misericórdia do Recife. Agenda: Dia 19 de maio: Meninas Assistidas da Santa Casa – Preparadoras: Irmãs do Educandário Santa Tereza; Coro de Câmara Armanda Figueiredo – Regente: Vanessa Santana; Coral Santa Casa Recife – Regente: Eduardo Oliveira;. Coro Via Voz – Regente: João Coimbra; Coral Unimed Recife – Regente: Douglas Araújo; Ensemble Vocal Cantamus – Regente: Gilson Celerino- Dia 20 de maio;. Coro Canto Maior – Regente: Vanessa Santana; Coral Semear Alegria – Regente: Artur Fabiano; Grupo Athus Vocal – Regente: Ozani Malheiros. Coral Viver Casa Forte – Regente: Ismael Barbosa; Grande Coro – Regente: Gilberto Santos;1º Encontro Pascal de Coros de Olinda (Epasco).
Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece oportunidades
Entre os dias 24 a 26 de maio, as pessoas poderão participar gratuitamente de mais uma edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos, realizada em parceria pela Estácio e Wyden. Durante 72 horas serão ofertadas mais de 150 mil vagas em grandes empresas de todo o Brasil, em oportunidades presenciais, hibridas ou remotas e ainda oportunidades com e sem exigência de diploma. Além de alunos e ex-alunos, poderão se inscrever estudantes de outras instituições, profissionais que buscam recolocação ou quem deseja estar antenado com às tendências do mercado de trabalho. Para acessar o conteúdo, os interessados devem fazer o pré- cadastro por meio do link https://www.carreirasedu.com.br/feiradeestagios.A programação ainda conta com temas relevantes em todas as áreas do conhecimento como: o impacto das tecnologias nas carreiras, autodesenvolvimento, diversidade e inclusão, e empreendedorismo, dentre outros. Ainda será possível ficar por dentro das tendências em processo seletivo on-line e conhecer as carreiras que estão em evidência em 2022. Participarão dos painéis empresas como Microsoft, TIM, Delloite, Sony, DASA, Ambev, Rock in Rio.
ONG lança Guia sobre doenças raras
Estamos na semana Internacional de Conscientização das Mucopolissacaridoses. A Casa Hunter, organização não governamental (ONG) que apoia pacientes com doenças raras e seus familiares , lançou o Guia do Manejo – MPS Tipo II, para esclarecer dúvidas de pacientes, familiares e cuidadores ao longo de toda a jornada. O documento traz informações sobre causas, diagnósticos, sintomas, tratamentos, além de aspectos como educação e socialização .A estimativa é que, no Brasil, 13 milhões de pessoas tenham alguma doença rara. Entre elas, estão as mucopolissacaridoses (MPSs), doenças genéticas progressivas, degenerativas, multissistêmicas, que fazem parte dos erros inatos do metabolismo. Segundo informou hoje (17) O guia vai ajudar a ampliar o conhecimento sobre essa doença.
Gead Olinda orienta pais sobre adoção
Um processo que envolve dúvidas e angústias como a adoção foi o ponto de partida para a criação do Grupo de Estudo e Apoio à Adoção de Olinda, o Gead. Ele nasceu em 2015 na esteira do grupo homônimo que já existia no Recife e pela necessidade da Comarca olindense de oferecer um apoio aos pais habilitados para constituir uma família a partir da adoção.
A formação do Gead é mais fluida, contando com 40 a 50 pais voluntários em suas reuniões mensais. Os encontros têm como foco o compartilhamento de experiências para os candidatos a pais. “Nós orientamos os pretendentes no que fazer durante a espera e quando os filhos chegam para formar uma família”, explica a presidente do Gead Olinda, Ada Lira.
O principal trabalho do grupo é trabalhar com os futuros pais a angústia da espera, que pode levar anos, a depender do perfil da criança pretendida. Geralmente os pretendentes são pessoas que não podem ter filhos biológicos, o processo requer paciência. “A espera é um momento angustiante e quanto mais nova é a criança pretendida, essa espera fica mais longa”, pontua Ada. Os pais são orientados sobre a forma de vincular a relação, contar para a criança como ela chegou até aquela família e como lidar com um filho que veio por adoção. “Também fazemos encontros pós-adoção. Cada reunião tem um tema específico. As reuniões são realizadas sempre na última quinta de cada mês, por conta da pandemia, de forma virtual. Quem se interessar pode procurar o grupo pelo Instagram (@geadolinda) e solicitar o link no dia do encontro. Os eventos presenciais serão retomados a partir de junho.
Lançamento
Já lançado o sexto volume da coleção nacional “Quadrinhos & Educação” que reúne um conjunto de textos de pesquisadores latino-americanos . A publicação foi organizada por Thiago Modenesi, doutor em educação, pedagogo, historiador, bacharel em Direito e professor do Centro Universitário Tiradentes (UNIT-PE) – e por Amaro Braga – que é doutor em Sociologia, mestre em Antropologia Social e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).Publicado pela Editora Quadriculando, Quadrinhos & Educação já foi indicado várias vezes na categoria Melhor Livro teórico do Troféu HQMix e já é referência para pesquisas sobre o tema, no Brasil e exterior. São 200 páginas ilustradas contendo pesquisas relacionando o mundo dos HQs e educação e tem como foco apreciadores do universo dos quadrinhos, pesquisadores, professores e interessados nessas áreas.
Águas Compridas com Olinda Mais Saúde
O bairro de Águas Compridas recebe nesta quinta(19), das 9h às 12h, o programa Olinda Mais Saúde, na área externa da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Rua Doze de Dezembro, nº 80. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Olinda, realizada por meio da Secretaria de Saúde, que oferta serviços de saúde gratuitamente à população. Serão disponibilizados atendimento médico clínico geral, vacinação Covid-19 e gripe, aferição de pressão e glicose, citologia, testagens rápidas de HIV/Sífilis e Covid-19, orientação e avaliação nutricional. A iniciativa vai oferecer ainda encaminhamentos para exames de mamografias., Moreno, Belo Jardim, Gravatá, Garanhuns e Caruaru: oferecer capacitação e formação para equipes técnicas dos juizados, casas de acolhimento, além de esclarecer, acolher e tirar as dúvidas de pessoas habilitadas para a adoção e apoio ao pós-adoção.
Blog Dellas com informações dos veículos e assessorias. Imagens-Divulgação e Agência Brasil.