Maio Amarelo alerta para
riscos do celular ao volante
O quadro é grave e exige mudança de comportamento : cerca de 250 mil motoristas foram flagrados usando o celular no trânsito em 2021. A mostra é da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), com dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). O risco dessa prática ao dirigir movimenta alerta da entidade com a campanha “Toque pela Vida”, no Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização para uma mobilidade saudável e segura. Entre os estados que se destacaram negativamente no ano passado, por terem mais registros desse tipo, São Paulo lidera com mais de 37%, com 91.362 ocorrências. Depois Minas Gerais e Goiás, com 30.843 e 16.971 infrações, respectivamente. A análise revela que, a cada hora, 28 condutores negligenciaram a atenção ao volante pelo uso do celular. Dirigir com o uso do celular aumenta a probabilidade acidentes com lesões graves e até óbito. Os estudos ainda mostram que dirigir utilizando o celular quadruplica a probabilidade de sofrer um sinistro de trânsito e, se você estiver enviando uma mensagem, pode aumentar em até 23 vezes o risco.
A Abramet cita três tipos de distrações provocadas pelo uso do celular ao volante, que explicam a gravidade da infração. A distração manual, quando você pega o celular, fica segurando, mandando mensagem; A distração visual . A distração cognitiva – quando o conteúdo da conversa ou da informação pode ocasionar uma alteração emocional e você ser responsável por causar uma tragédia.A associação lembra que não há orientação sobre uso seguro do celular ao volante.
A prevenção é não usar o aparelho. “A maioria dos smartphones tem hoje tecnologia chamada de modo drive. Você coloca no modo em que se uma pessoa ligar, o aparelho envia uma mensagem automaticamente informando que você está conduzindo o veículo e que logo mais vai responder”. O uso de celular na direção é uma infração gravíssima, de acordo com o CTB. Quem for flagrado, pode pagar multa de R$ 243,47, além de ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação .A campanha Toque pela Vida terá duração de um ano.
Um novo tempo
O controverso e, ao mesmo tempo, multibilionário segmento de criptomoedas, visto com desconfiança por alguns poderosos banqueiros, acaba de ganhar um voto de confiança da centenária Gucci, que anuncia seu plano para aceitar pagamentos, em algumas de suas lojas, em bitcoin, ethereum, dogecoin e afins já a partir do fim do mês.
Dia Mundial de Doação de Leite Humano
Em alusão ao Dia Mundial de Doação do Leite Humano, celebrado terça, 19 de maio, o Centro Universitário Estácio Recife realiza a campanha “Alimente uma Vida”, para arrecadação de potes para armazenamento de leite materno. Qualquer pessoa pode fazer a doação e os potes arrecadados serão entregues ao Banco de Leite da Maternidade Bandeira Filho, localizada no bairro de Afogados. Os potes, que devem ser de vidro com tampa de plástico rosqueável (recomenda-se o pote de café solúvel ou algum do mesmo modelo), devem ser entregues na unidade da Estácio localizada na Av. Abdias de Carvalho, no bairro da Madalena, em atenção à coordenação do curso de Nutrição. Ainda dentro da programação comemorativa ao Dia Mundial de Doação do Leite Humano, a instituição de ensino superior promove uma mesa redonda que abordará o tema “Prevenção e promoção do aleitamento materno”, no dia 16 de maio, às 15h30.
O evento será on-line e aberto ao público. Participam do debate a nutricionista Catarina Grizzi, da coordenação de Política Municipal de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde do Recife; a médica pediatra Lúcia Trajano, coordenadora de aleitamento materno da Secretaria de Saúde do Recife; e da enfermeira e doula Bruna Menezes, consultora de amamentação. Os interessados em participar do evento podem acessar diretamente por meio do link https://bit.ly/3swDYZH.
Altas cifras
Assuntos sempre presente nas rodas de conversas do país ultimamente: inflação e crise econômica. E surpreende o mercado imobiliário de luxo e alto luxo que registra investimentos altos nos dois primeiros meses deste ano, com 14% no volume de lançamentos em comparação a janeiro e fevereiro de 2021. Foram 787 novas unidades postas no mercado. Com alcance de 3,9% no volume de vendas.
Melhoria para as comunidades olindenses
Mais benefícios para as comunidades. A Prefeitura de Olinda entregou mais uma rua requalificada no bairro de Aguazinha dentro do Projeto Vida Nova. Trata-se da Rua Tunísia, com 167 metros de extensão. O trabalho vai beneficiar, diretamente, 62 famílias, além de quem a utiliza como acesso para outros locais. Os serviços incluem pavimentação em paralelepípedo, novas redes de água, drenagem e esgoto, além de calçadas. “Nossa gestão não descansa e a prova disso é esse grande canteiro de obras que transformamos o bairro de Aguazinha e também Sapucaia”, disse o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.O Projeto Vida Nova é um convênio de R$ 70 milhões com o Governo Federal resgatado pela atual gestão para obras de infraestrutura, que vão transformar completamente os bairros de Sapucaia e Aguazinha, além do antigo lixão. Vai beneficiar 5.451 famílias de forma direta, com a requalificação de mais de 70 ruas, levando mais saúde e qualidade de vida.
Ainda: o conjunto de 18 outras localidades de Olinda receberam as equipes da Secretaria Executiva de Serviços Públicos para trabalhos de drenagem, com destaque para as avenidas Carlos de Lima Cavalcante e José Augusto Moreira e Carlos de Lima Cavalcante, no bairro de Casa Caiada. O trabalho vai garantir um melhor escoamento das águas pluviais e evitar alagamentos nos locais. Ao mesmo tempo, os serviços contribuem com a qualidade de vida da população, mantendo a limpeza das vias públicas. O trabalho de microdrenagem, limpeza de canaletas e galerias, foi feito nas seguintes ruas e avenidas: Rua Francisco Gomes (Caixa D’Água), Rua Lápis Lazuli (Jardim Atlântico), Rua Bom Jesus (Amaro Branco), Rua Rio Grande do Sul (Jardim Brasil), Rua Recife (Jardim Brasil), Rua Caetés (Peixinhos), Rua Pedro Álvares Cabral (Jardim Atlântico), Rua Tenente Joel da Cruz Gouveia (Salgadinho), Rua Andrade Bezerra (Salgadinho), Estrada do Bonsucesso, Avenida Carlos de Lima Cavalcante (Casa Caiada), Avenida José Augusto Moreira (Casa Caiada) e Rua Salvador (Jardim Brasil).O trabalho de macrodrenagem chegou nos seguintes canais: Bultrins-Fragoso, Matadouro, Avenida México, Malária e Córrego do Abacate.
Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br