Luto: Morre o deputado estadual José Patriota, aos 63 anos
O deputado estadual José Patriota (PSB), faleceu na manhã desta terça-feira (17), aos 63 anos, após uma longa batalha contra o câncer.Desde 2018, Patriota enfrentava um câncer no fígado e estava internado há mais de duas semanas no Hospital Unimed 3, no Recife.Abnegado, mesmo exercendo seu mandato parlamentar e enfrentando um tratamento intenso, comparecia com frequência à Assembleia Legislativa, ausentando-se apenas para sessões de quimioterapia. Seus colegas sabiam da gravidade de sua condição, mas admiravam sua dedicação e compromisso.
José Patriota nasceu em Tabira, Sertão do Pajeú, iniciou sua vida política em Afogados da Ingazeira.Com mais de 40 anos de atuação profissional, teve uma ampla experiência na militância e gestão pública. Foi secretário de estado de Eduardo Campos, tendo exercido ainda a presidência do ProRural, ProMata e ProMetropole, programas que realizaram projetos estruturadores que beneficiaram o povo em todas as regiões do Estado.
Em Afogados da Ingazeira, exerceu mandatos como vereador, vice-prefeito e prefeito do município; este último por duas vezes. Em sua segunda eleição para prefeito alcançou uma expressiva aprovação popular, com 83% dos votos válidos. Além disso, foi presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), tendo exercido o cargo por seis mandatos consecutivos.Em 2022 foi eleito deputado estadual com 43.586 votos.
Patriota se destacou como municipalista dedicado e que defendia incansavelmente os interesses de sua região, o Pajeú pernambucano, consolidando-se como um líder respeitado e admirado por todos que o conheceram.Durante sua batalha, recebia homenagens de amigos e colegas que reconheciam sua grande contribuição à política pernambucana.
Ainda não foram divulgadas informações sobre o horário do velório e do enterro, mas uma cerimônia está prevista para acontecer no Cine São José, em Afogados da Ingazeira.
Redação Blogdellas Foto: arquivo
e-mail:redacao@blopgdellas.com.br

