Notícias

Luto: Confira repercussão da morte de Marcos Vilaça, que ocorreu neste sábado

A morte do advogado, jornalista e poeta Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), neste sábado (29), gerou grande comoção nos meios político e social. A família, por meio do ex-ministro Mendonça Filho, genro de Marcos Vilaça, divulgou uma nota de pesar e informou os detalhes do velório, que ocorrerá neste sábado (29/03), a partir das 16h, no Cemitério Memorial Guararapes. No domingo (30/03), às 8h, será realizada uma missa de corpo presente na Igreja do mesmo cemitério.

Confira abaixo as notas de pesar enviadas à nossa redação:

 

” Com profunda tristeza nos despedimos hoje, 29/03 de Marcos Vilaça, muito mais que um sogro para mim, um segundo pai. Intelectual pernambucano, membro da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro, escritor, homem público exemplar e referência na defesa da cultura e das artes.

Para mim, Marcos foi um conselheiro presente e amigo leal em todos os momentos da minha vida. Para Taciana, minha esposa, foi uma fonte de amor e dedicação e para meus filhos, inspiração, acolhimento e carinho. Marcos deixa um legado de sabedoria, integridade e amor à família.

* O Velório de Marcos Vilaça será neste sabado,29/03, a partir das 16h no Cemitério Memorial Guararapes. Amanhã 30/03, às 08h será celebrada uma missa de corpo presente na Igreja do Cemitério Memorial Guararapes.

Agradecemos pelas mensagens de solidariedade e carinho neste momento de dor.

Mendonça Filho, Ex-ministro 

 

” Pernambuco amanheceu triste neste sábado (29) com a notícia do falecimento de Marcos Vilaça, escritor e intelectual pernambucano que engrandeceu o nome do nosso Estado como imortal e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras. A todos os seus amigos e familiares, o meu mais fraterno abraço. O legado literário de Marcos Vilaça seguirá permanente em Pernambuco e no Brasil.”

Raquel Lyra, Governadora de Pernambuco

 

“Marcos Vilaca foi um dos mais ilustres pernambucanos de sua geração. Escritor, cronista, imortal em Pernambuco e na ABL.
Ocupou funções públicas de grande relevo sem nunca perder suas raizes ficadas em Nazaré da Mata. Homem denso e brilhante, um amigo que o tempo me subtrai deixando lembranças marcantes. Agora, segue em direção a sua Maria do Carmo, companheira e parte importante de sua caminhada terrena, e do seu amado filho Marcoantonio.

Que possam se reencontrar na luz.

Meus sentimentos e abraço fraterno a Taciana, Mendonça Filho, Rodrigo, e netos.

Senador Fernando Dueire

 

“Com grande pesar, Pernambuco e o Brasil recebem, neste sábado, a notícia do falecimento do ex-Ministro e Presidente do Tribunal de Contas da União e imortal da Academia Brasileira de Letras Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça. Advogado, poeta e jornalista nascido em Nazaré da Mata, na Mata Norte, foi professor de Direito Internacional Público, chefiou a Casa Civil e foi secretário de Governo do Estado, além de assessor jurídico da Alepe. Em nível federal, atuou como secretário de Cultura do Ministério da Educação e Cultura, secretário particular do presidente da República e diretor da Caixa Econômica Federal. Homem de grande sabedoria, Marcos Vinicios Vilaça teve carreira marcada pela vasta produção literária reconhecida nacional e internacionalmente. Nossos pêsames e solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus possa consolar a todos neste momento de despedida.”

Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

 

“O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) manifesta profundo pesar pelo falecimento do acadêmico, jurista, escritor e ex-Presidente do TCU e da ABL, Marcos Vinícius Vilaça.Filho ilustre de Pernambuco, Vilaça foi um intelectual plural que uniu o saber jurídico ao amor pela cultura e pela literatura, deixando um legado inestimável às instituições, à pernambucanidade e ao Brasil.Neste momento de dor e saudade, o TCE-PE se solidariza com os familiares, amigos e admiradores, reverenciando a memória de sua notável trajetória.”

Valdecir Pascoal
Presidente do TCE-PE

 

Lamento a perda de Marcos Vilaça, que nos deixou neste sábado. Nascido na Zona da Mata Norte, em Nazaré da Mata, ele foi uma figura importante para a cultura, além de membro imortal da Academia Brasileira de Letras e ministro do TCU. Sua trajetória está firmada em Pernambuco. Presto a minha solidariedade aos familiares e amigos.”

João Campos, prefeito do Recife

 

“É com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do Dr. Marcos Vilaça. Pernambucano de Nazaré da Mata, membro da Academia Brasileira de Letras, Advogado, Jornalista, que sempre levou consigo o nome do nosso Estado para o mundo. Deixa um grande legado literário para nosso país.”

Antônio Moraes, Deputado Estadual

 

 

 

” MENDONÇA E TACIANA, profundamente triste. Com ele, vai um pedaço da minha vida. Amigo, Professor e Mestre. Brilhante, afetuoso. Estamos juntos, enlaçados no sentimento solidariedade.

Abraço fraterno.

Deborah e Gustavo.”

Gustavo Krause, ex-governador

 

MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO

Redação com assessorias Foto: reprodução/Agência Brasil

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *