Lula tem 56,7% e Bolsonaro 25% em Pernambuco, mostra agregado de pesquisas de agosto

 

Pernambuco é um dos estados do Nordeste onde Lula tem o maior percentual de votos nesta eleição. Apesar disso, o estudo agregado das pesquisas realizadas na primeira quinzena de agosto mostra que o ex-presidente, que pontua em alguns institutos com pouco mais de 60% dos votos, tem hoje 56,7% no estado e Bolsonaro 25%. O agregador é uma síntese de todos os levantamos feitos no período que vai de 1 a 15 de agosto e tem o objetivo de produzir um denominador comum, já que as metodologias dos institutos são diferentes. Realizado pelo economista e analista de pesquisas Maurício Romão(foto) o estudo congregou as pesquisas de quatro institutos: Ipec, Ipespe, Potencial e Paraná, todas elas aplicadas no período citado.

Embora o Paraná e o Potencial tenham registrado percentuais para o atual presidente superiores aos do Ipespe e Ipec, o Ipespe captou um crescimento real pois, na última pesquisa do Instituto, o presidente tinha 20% no estado e agora pontua 23%,( no limite da margem de erro de 3,2 pp). A diretora do Ipespe, Marcela Montenegro(foto), afirmou a este blog que “verifica-se no momento uma estabilidade na intenção de votos de Lula, que já tem um teto alto, e um crescimento do presidente”. Segundo ela “a conclusão é medida analisando outras variáveis, além da intenção de votos, como uma melhora na avaliação do governo federal em todo o estado e a própria força do candidato para transferir votos a quem apoia”.

Maurício Romão(foto) acha, pelo que tem observado em todos os estados nordestinos, que “a tendência é mesmo Bolsonaro crescer um pouco no Nordeste e Pernambuco não deve fugir à regra”. Ninguém, porém, se arrisca a dizer aonde vai chegar o presidente por aqui. Um deputado estadual de oposição observa que “certamente Bolsonaro vai estar melhor do que os candidatos tucanos que enfrentaram Lula e que não se arriscavam a ir para o meio da população. Ficavam em gabinetes ou andando rapidamente em feiras no interior. Bolsonaro tem estado presente em motociatas que aninam seus militantes muito mais do que fazia o PSDB”.

Demônio ou aventureiro?

Toda campanha política tem suas frases de efeito. O ex-presidente Lula que resolveu fazer um ato em fábrica do ABC paulista, ontem, depois de dizer que ia cancelá-lo por falta de segurança, afirmou, em recado aos evangélicos, que “Bolsonaro é um fariseu e está possuído pelo demônio”. Aqui no estado coube ao prefeito do Recife, João Campos, atacar os adversários do seu candidato Danilo Cabral, em encontro com prefeitos: “não estamos em tempo de colocar qualquer tipo de aventureiro ou aventureira para governar um estado da dimensão de Pernambuco”- disparou.

Ciro cutuca PT com programa chamado “Eduardo Suplicy”

O candidato a presidente, Ciro Gomes, conhecido também pelas frases de efeito, anunciou esta segunda um programa de renda mínima, em seu plano de governo, com o nome de “Eduardo Suplicy”, adiantando que o ex-senador e atual vereador de São Paulo pelo PT “dedicou a vida inteira a este tema em pauta no Brasil e o PT o debochou”. Foi a forma encontrada para cutucar o PT logo no primeiro dia de campanha. Suplicy deu um piti este ano em reunião com Lula porque não deixaram que ele falasse de sua “renda mínima”.

Campanha no Recife

Os candidatos a governador Miguel Coelho e Raquel Lyra, que lançaram suas campanhas no sertão e no agreste, respectivamente, esta quarta-feira vão passar o dia em eventos na Região Metropolitana. Miguel faz caminhada às 16h30m no Mercado de Beberibe, a partir das 19 horas lidera ato político em Jardim Paulista e em seguida participa de “encontro popular” em Arthur Lundgren. Raquel participará de sabatina na rádio Folha, reunião com lideranças políticas e encontro no Sindicombustíveis. Marília faz pela manhã reunião com trade turístico no Park Hotel e à tarde reúne lideranças politicas e coordenação da campanha. O candidato Danilo Cabral (PSB) participa da inauguração  do Comitê da campanha de Cláudia Lupércio, em Olinda.

Deltan, Moro e Rosângela pegam pesado

O candidato a deputado federal pelo Paraná, DeltanDallagnol, procurador da Lava Jato, fez sua primeira publicação como candidato no instagran com uma frase de causar impacto: “vamos juntos levar a Lava Jato para o Congresso Nacional e mostrar que o Brasil não é propriedade dos corruptos”. Moro foi no mesmo caminho em sua campanha para senador no mesmo estado. Uma das postagens dizia “o Paraná já ensinou que, aqui, corrupção não tem vez”.A esposa de Moro, Rosangela, candidata a deputada federal por São Paulo, divulgou foto ao lado do marido e a frase ösvalores da Lava Jato precisam ir para Brasília”.

Pergunta que não quer alar: qual vai ser o efeito do Auxílio Brasil na campanha deste ano?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

 

Compartilhar