Lula sanciona lei que obriga rótulos de remédios informarem se contém substância considerada dopping
O presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou lei que obriga os rótulos e bulas de remédios a informarem se a fórmula em questão contém substância considerada como dopping. O objetivo da proposta, que entra em vigor em 180 dias, é evitar que atletas sofram dopping acidental, ou seja, que consumam substâncias capazes de melhorar a performance esportiva, o que é irregular, de acordo com o Comitê Olímpico do Brasil.
O projeto que altera a lei de vigilância sanitária foi aprovado no Congresso Nacional em dezembro de 2023 e publicado no Diário Oficial da União, desta sexta-feira, dia 12. De acordo com a proposta, “os medicamentos que contenham substâncias proibidas pelo Código Mundial Antidopagem, deverão trazer obrigatoriamente alerta com essa informação nos rótulos, nas bulas e nos materiais destinados a propaganda e publicidade, na forma do regulamento.”
Um caso típico de dopping acidental foi o da ex ginasta Daiane dos Santos, que ao se submeter a um tratamento estético, usou um medicamento diurético, sem saber que continha uma substância proibida. Importante ressaltar que a lista de substâncias ilegais é constantemente atualizada.
Redação com veículos/ Foto reprodução
E-mail redacao@blogdellas.com.br