Notícias

Lula promete punição a “golpistas e seus financiadores” e decreta intervenção na segurança do DF

Lula chama de “fascistas e vândalos fanáticos” os golpistas que invadiram as sedes dos três poderes este domingo em Brasília e diz que “todos serão identificados e punidos de forma exemplar, bem como seus financiadores”. Em entrevista em São Paulo, onde se encontrava visitando áreas castigadas pelas chuvas o presidente leu um decreto que assinou esta tarde, decretando intervenção na área de segurança do Distrito Federal e nomeando interventor, até o dia 31 de dezembro de 2023, o atual secretário executivo do Ministério da Justiça Ricardo Garcia.

Lula disse que está voltando a Brasília e vai pessoalmente às sedes do STF, do Congresso e do Planalto, invadidas e depredadas. Culpou o ex-presidente Jair Bolsonaro pelo que aconteceu este domingo: “aquele genocida provocou tudo isso ou está incentivando esses atos via redes sociais”.

– “A democracia garante a liberdade de expressão mas exige garantia e respeito aos poderes constituídos”- adiantou o presidente, completando “a esquerda brasileira já teve líderes presos mas nunca fez o que aconteceu hoje. Fascistas fanáticos promoveram algo que nunca foi visto na história deste país”.

Eram previstos atos dessa natureza em Brasília há dias quando se anunciou que 100 ônibus carregados de manifestantes bolsonaristas estavam se deslocando para o DF. Jornalistas e analistas em segurança estranharam hoje que não se tenha tomado providência para evitar a invasão e a depredação. Foram criticados os órgãos de inteligência do DF mas também do atual Governo Federal por não terem diagnosticado a tempo o que poderia acontecer. O governo do DF já está pagando com a intervenção mas é possível que os órgãos de inteligência do próprio Governo Federal sejam obrigados a prestar contas sobre o que aconteceu.

Redação blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *