Notícias

Lula nos EUA: Bolsonaro não voltará à Presidência, diz em entrevista exclusiva à CNN

A entrevista que o presidente Luís Inácio Lula da Silva, em visita aos Estados Unidos, concedeu à CNN, repercute. Ele disse que não há chance do ex-presidente Jair Bolsonaro voltar à Presidência da República.

Lula conversou com a rede americana nesta sexta-feira, em Washington, em meio à agenda oficial que o presidente cumpre nos Estados Unidos para se encontrar com o presidente norte-americano, Joe Biden. Lula comparou Bolsonaro a uma “cópia fiel” do ex-presidente americano, Donald Trump e repetiu duras críticas ao ex-chefe do Executivo. Lembrou sobre o lamentável quadro que encontrou o país e chamou Bolsonaro de desumano e mentiroso. Garantiu, no entanto, que não pedirá a extradição de Bolsonaro, que está em Orlando na Flórida, desde o fim do ano passado, lembrando que um eventual pedido dessa natureza cabe ao Judiciário.

O presidente afirmou ainda que o Brasil é um país “mais pacificado” que os Estados Unidos e que lá, nos EUA, onde haverá eleição em 2024, a divisão é “muito acirrada”. E fez questão de destacar as eleições x fake News. “Tivemos uma indústria de fake news que não conseguimos combater em igualdade de condições”, comentou . Lula acrescentou , no entanto, que “nem todo mundo que votou no Bolsonaro é bolsonarista”.

Na conversa com a jornalista, Christiane Amanpour, o presidente também comentou sobre os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro e garantiu que a democracia brasileira irá prevalecer. Destacou que está nos Estados Unidos para se reunir ainda nesta sexta com o presidente norte-americano, Joe Biden, na Casa Branca com quem tem uma agenda de intenções e pautas de interesse dos dois países a tratar.

Ao criticar Bolsonaro como “fiel imitador de Trump”, Lula ressaltou que os dois “não gostam de sindicatos. Não gostam do setor empresarial. Não gostam de trabalhadores, não gostam de mulheres. Eles não gostam de negros”. O Presidente voltou a destacar que deseja acabar com a fome no Brasil e criticou a politização das Forças Armadas no País.

É esperado que sua conversa com Biden , ainda nesta sexta-feira , se concentre no combate às mudanças climáticas e no combate ao extremismo antidemocrático.

Ao estender um convite antecipado a Lula para visitar a Casa Branca, Biden espera cultivar laços mais estreitos e demonstrar seu apoio a um dos principais atores do ocidente.

Redação com a Reuters – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *