Notícias

Lula e Raquel, trocam aperto de mãos em homologação de acordo sobre Fernando de Noronha

Em solenidade simples, a União e o estado de Pernambuco celebraram acordo esta quarta no Palácio do Campo das Princesas sobre a gestão compartilhada do Arquipélago de Fernando de Noronha. Assinado pelo presidente Lula e pela governadora Raquel Lyra o documento foi, de pronto, homologado pelo ministro do STF, Ricardo Lewandowski, passando a ter validade imediata. Também colocaram suas assinaturas no documento, como testemunhas, o Advogado-Geral da União, Jorge Messias (que é pernambucano) e a procuradora-geral do estado, Bianca Teixeira. A governadora e o presidente não fizeram pronunciamento mas fizeram questão de pousar para fotos trocando um caloroso aperto de mãos.

Com quase duas horas de atraso, após viagem à Paraíba, o presidente chegou ao Palácio e foi direto para o local do evento. O ministro Lewandowski disse em sua fala que o acordo foi acompanhado e aprovado pelo STF, contando com a volta da normalidade nas relações entre a União e os Estados. “Estamos aqui, sr presidente e era governadora, valorizando três princípios da Constituição de 1988: prestigiando o diálogo entre as unidades da federação, que foi interrompido no Governo passado; celebrando o diálogo entre os poderes constituídos e a presença do STF aqui é um exemplo, e dando ênfase ao nosso patrimônio ambiental. Encerramos o litígio e implantamos a harmonia” – afirmou em sua curta fala.

Embora sem citar o ex-presidente Bolsonaro, que ameaçou tomar Noronha de Pernambuco na gestão do ex-governador Paulo Câmara, o ministro deixou claro que o Arquipélago ficou com sérios problemas de gestão na época e que agora estão sendo corrigidos. Na mesma linha de Lewandowski, o Jorge Messias afirmou que “da tragédia surgiu o sonho” referindo-se ao encontro que teve com a governadora em solenidade em Brasília logo no início do Governo, no qual Raquel lhe solicitou empenho para que o problema fosse solucionado. Na conclusão de seu pronunciamento afirmou: “restabelecemos aqui o equilíbrio federativo. E felizes por estarmos devolvendo Noronha a Pernambuco pelas mãos de um pernambucano, que é o presidente Lula”.

Após a solenidade, a governadora ofereceu almoço ao presidente, à primeira dama Janja da Silva e a um número restrito de convidados. Raquel estava acompanhada da vice Priscila Krause e dos seus dois filhos.

Redação blogdellas – Foto: Divulgação

Email: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *