Política

Lula dá tapa de luva em ambientalistas e agradece ao Exército pela defesa da natureza no Curado

Em uma autêntica tapa de luva nos ambientalistas que, com movimentos e protestos, quase impediam que Pernambuco recebesse um dos maiores investimentos dos últimos tempos que é a construção da Escola de Sargentos do Exército, entre Paudalho e Abreu e Lima, o presidente Lula aproveitou o momento em que era assinado o Termo de Compromisso da construção da escola na manhã desta sexta-feira para agradecer aos militares: “Se não fosse o Exército nessa área ainda haveria alguma árvore aqui? Temos que agradecera o que vocês fizeram”- afirmou o presidente.

Na verdade, o projeto da escola, que será a maior do exército brasileiro e vai formar 2.400 sargentos por ano, esteve para ser transferido para Rio Grande do Sul ou Paraná depois que o Forum Socioambiental de Aldeia ameaçou, em novembro do ano passado, impetrar uma ação judicial para evitar a derrubada de parte da Mata Altântica que existe no local. O Exército respondeu que com judicialização examinaria as opções pelos dois estados citados, que se credenciaram, ao lado de Pernambuco, para receber o empreendimento.

O ministro José Múcio e a governadora Raquel Lyra agiram nos bastidores – Raquel chamou os ambientalistas para um acordo com os militares e o Governo do Estado – trabalharam de forma incessante para que isso não acontecesse. Por fim, o acordo foi feito.

Ainda na sua fala, Lula evitou falar em Mata Atlântica citando apenas os canaviais que também fazem parte da área que vai ser utilizada na construção : “acabou o tempo dos canaviais. Aqui vai ser plantada cidadania”- afirmou, referindo-se aos cerca de 11 mil empregos que vão ser gerados na construção e aos milhares a serem criados quando a unidade de ensino estiver funcionando.

– A nova Escola e Sargentos será uma das maiores do mundo em sua modalidade. Será capaz de mudar a situação social e depois dela a economia local nunca mais será a mesma. Acabou o tempo dos senhores de engenho e começou o tempo da tecnologia. Pernambuco mostrará mais uma vez o seu potencial educacional”. O Termo de Compromisso foi assinado pela governadora Raquel Lyra, pelo ministro da defesa José Múcio Monteiro e pelo novo comandante militar do Exército, general Tomas Miguel.

O motivo pelo qual Lula agradeceu ao Exército, além do recado aos ambientalistas, teve o sentido de reforçar que grande parte da Mata Atlântica que cerca a Região Metropolitana do Recife só está preservada porque o Comando Militar do Nordeste se instalou no Curado e vistoria permanentemente a região. Esse inclusive foi um dos motivos alegados na discussão com os ambientalistas para provar que os militares não iriam destruir a Mata como eles temiam. Mas os dois lados acabaram ganhando pois o Exército terminou por mudar o local das construções para reduzir em 50% a derrubada de árvores.

Redação blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *