Notícias

Lula confirma 37 ministros sendo 11 (29,73%) mulheres, uma delas indígena

O presidente Lula completou hoje o anuncio do seu ministério e ressaltou que, pela primeira vez, um ministério presidencial terá tantas mulheres. Embora não tenha chegado ao recorde do presidente do atual Chile , Mário Marcel, que nomeou 14 mulheres e 10 homens para o ministério, Lula é recordista no Brasil na participação feminina no primeiro escalão com 11 mulheres para 26 homens. O presidente também anunciou que as presidências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal serão ocupadas por mulheres, arrancando intensos aplausos.

Criticado no primeiro anúncio que fez e só anunciou homens, Lula fez questão de, neste último anúncio, falar tendo do lado esquerdo Marina Silva e no direito a indígena Sonia Guajarara, primeira representante dos povos indígenas a chegar a ministra. As mais aplaudidas na solenidade de anúncio foram as ministras Simone Tebet (Planejamento) e Marina Silva (Meio-Ambiente).

Um fato inusitado aconteceu: o governador do Amapá Waldez Goes, do PDT, foi confirmado ministro do desenvolvimento regional pela cota do União Brasil. Indicado pelo senador Davi Alcolumbre, do UB, ele teria assumido compromisso de se desfiliar do PDT e se filiar ao novo partido. Mas o União Brasil, que ganhou três ministérios, ainda ameaça rebelião com deputados, insatisfeitos, ameaçando ficar independentes no Congresso. O deputado José Guimarães foi apresentado como líder do Governo na Câmara e Jacques Wagner no senado. Já o líder no Congresso será o senador Randolfe Rodrigues, da Rede.

Os ministros anunciados hoje foram: Carlos Lupi (Previdência), Waldez Goes (Desenvolvimento Regional), Daniela de Vaguinho (Turismo), Sonia Guajajara( Povos Indígenas), Marina Silva (Meio-Ambiente), Simone Tebet (Planejamento), Gonçalves Dias (Segurança Institucional), Paulo Pimenta (Comunicação Social), Carlos Fávaro (Agricultura), André de Paula (Pesca) Juscelino Filho (Comunicações), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Ana Mozer (Esportes), Renan Filho (Transportes) e Jáder Filho (Cidades).

As mulheres anunciadas antes foram: Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Margareth Menezes (Cultura), Anielle Franco (Igualdade Racial), Cida Gonçalves (Mulher), Nísia Trindade (Saúde) e Esther Dweck (gestão)

Redação blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *