

Luciana surpreende a Frente Popular e se lança candidata ao senado
Como se não bastassem todos os problemas que vem enfrentando, como a debandada de Marília Arraes e as dificuldades de convencer o PT a aceitar o deputado André de Paula para o senado, a Frente Popular foi surpreendida no inicio da noite de ontem com a decisão da vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) de colocar nas redes sociais um convite para o lançamento de sua própria candidatura ao senado, na próxima segunda, dia 18.
Falando em “ousadia, alegria e esperança” ela divulgou um texto–convite dizendo ser “tempo de unir forças e organizar as idéias para derrotar o negacionismo”. Luciana chegou a procurar o PT para discutir a questão do senado há dois dias informando estar incomodada com a perspectiva de o candidato ser André de Paula. O PT ainda estava discutindo internamente o assunto quando foi também surpreendido com o convite.
Há muito o PCdoB vinha nos bastidores, sobretudo através de Renildo Calheiros, buscando espaço para Luciana que defendia a saída do governador Paulo Câmara para o senado de forma que ela assumisse o cargo. Como isso não se viabilizou, o partido então iniciou um movimento pelo senado que chegou a ser relatado por este Blog. Mas os comunistas não conseguiram apoio e já se dava como favas contadas o pleito da vice.
Pessoas da Frente Popular ouvidas pelo blog informaram que o movimento do PCdoB além de André, atinge também o PT que ia se reunir esta semana para definir o candidato ao senado. Uma fonte petista inconformada disse que o nome petista “sai de todo jeito e se Luciana quiser ser candidata terá candidatura avulsa pois a Federação composta pelo PT, PcdoB e PV não vai fechar com ela.”
Candidaturas Solo
A esquerda, que já tem uma candidatura avulsaao Governo, a de Marília Arraes, agora pode ter uma candidatura avulsa para o senado. O mais engraçado é que, se Marília agarrou-se com Lula para justificar seu destino, Luciana fez o mesmo. No card do lançamento que também distribuiu, aparece sorridente ao lado do ex-presidente; “Lula está sendo usado pra tudo” afirmou, ontem à noite um deputado estadual da base governista, surpreendido com a desunião que vem caracterizando a Frente Popular após 16 anos de poder.
PCdoB pode não decolar seu projeto
Uma fonte próxima ao Palácio, que vinha acompanhando os movimentos do PcdoB e aconselhando moderação, acha que a iniciativa de Luciana pode refluir não só por pressão do PT, que faz parte da Federação com o PCdoB, como porque, sem a federação, o PCdoB inviabiliza sua chapa de deputados federais e estaduais. Sozinho, caso deixe a Federação, o partido pode não eleger ninguém. Aprecipitação das coisas teria surgido, segundo um deputado governista, quando o senador Humberto Costa deu uma entrevista ontem afirmando que o PT ia escolher pelo voto o candidato ao senado e quem tinha mais votos era o deputado federal Carlos Veras. Tanto o PSB quanto uma ala do PT não vêm com olhos o nome de Veras por não considerá-lo representativo pela baixa votação que teve em 2018. O PCdoB, também insatisfeito, aproveitou o momento para tentar fazer colar o que desejava desde o início: um cargo majoritário para sua principal líder que sai com Paulo Câmara do Palácio.
Danilo com os Hackers
Um dos maiores embates nesta pré-campanha eleitoral foi travado entre Danilo Cabral e o deputado estadual do seu partido Clodoaldo Magalhães, a quem acusou de ter tomado suas bases, quando resolveu disputar mandato de federal. O ruído foi tanto que a bancada federal do PSB exigiu do partido a expulsão de Magalhães. Agora candidato não a deputado federal mas a governador Danilo recebeu o apoio dos Hackers ontem e, sem demonstrar mais a irritação do episódio anterior agradeceu e ressaltou a “divida de gratidão” que tem o grupo que o apoiou desde que disputou o primeiro mandato de estadual. Pazes feitas mas Clodoaldo teve que se mudar para o PV para manter a candidatura.
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com.br