Líderes mundiais lamentam a morte do Papa Francisco

A morte do Papa Francisco, registrada na madrugada desta segunda-feira (21), às 2h35 no horário de Brasília (7h35 no horário do Vaticano), gerou reações de líderes de todo o mundo, que prestaram homenagens ao pontífice e destacaram seu legado de fé, compaixão e diálogo.
Argentina
O país natal de Francisco se pronunciou já na manhã desta segunda (21). “Lamentamos profundamente o falecimento do papa francisco, o primeiro líder argentino da igreja católica”.
O presidente da Argentina, Javier Milei, lamentou a morte do papa Francisco, aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21/4). Nas redes sociais, Milei afirmou que foi uma “verdadeira honra” ter conhecido o pontífice.Milei prestou condolências pela morte do papa e destacou que, “apesar das diferenças, que hoje parecem insignificantes”, foi uma honra tê-lo conhecido “em sua bondade e sabedoria”.
“Como presidente, como argentino e, fundamentalmente, como homem de fé, despeço-me do Santo Padre e estou ao lado de todos nós que hoje lidamos com esta triste notícia. Descanse em paz”, declarou o presidente argentino.
França
O presidente da França, Emmanuel Macron, relembrou a trajetória do pontífice.
“De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco quis que a Igreja levasse alegria e esperança, especialmente aos mais pobres. Que ela trabalhasse pela união entre os Homens, e entre a humanidade e a natureza. Que essa esperança continue a renascer, para além dele. A todos os católicos, e ao mundo enlutado, dirigimos, com minha esposa, os nossos mais sinceros pensamentos”, disse em postagem.
Inglaterra
O rei da Inglaterra, Chales III, que encontrou com o papa após a sua alta hospitalar comentou sua reação ao saber do falecimento de Francisco.
“Minha esposa e eu ficamos profundamente entristecidos ao saber da morte do papa francisco”, disse.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também comentou o falecimento.
“Hoje, o mundo lamenta a morte do Papa Francisco. Ele inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor tão puro pelos menos favorecidos. Meus pensamentos estão com todos que sentem essa perda profunda. Que encontrem consolo na ideia de que o Papa Francisco”, disse.
Suíça
A presidente da Suíça, Karin Keller-Sutter, chamou Francisco de um “grande líder esperitual”.
“O papa Francisco foi um grande líder espiritual, um incansável defensor da paz, seu legado permanecerá”, afirmou.
Itália
Já a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, o chamou de “grande pastor”.
“A morte do papa nos deixa profundamente tristes, ele foi um grande homem e um grande pastor”, afirmou.
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, também prestou suas homenagens e comentou sobre o estado dele em seu último dia. Vance esteve com o pontífice no domingo (20), antes das celebrações de páscoa.
“Acabei de saber do falecimento do papa francisco. meu coração está com os milhões de cristãos ao redor do mundo que o amavam”, afirmou. “Fiquei feliz de ver o papa ontem, apesar de ele estar claramente muito doente”.
O perfil da Casa Branca no X também postou uma foto em homenagem ao pontífice com a legenda ” Descanse em paz”.
Índia
O primeiro-ministro Indiano, Narendra Modi, elencou as qualidades de Francisco.
“O Papa Francisco sempre será lembrado como um farol de compaixão, humildade e coragem espiritual por milhões ao redor do mundo”, disse. “Ele serviu diligentemente aos pobres e oprimidos. Para aqueles que estavam sofrendo, ele acendeu um espírito de esperança. Lembro com carinho das minhas reuniões com ele e fui profundamente inspirado pelo seu compromisso com o desenvolvimento inclusivo e integral. Seu carinho pelo povo da Índia será sempre valorizado. Que sua alma encontre paz eterna no abraço de Deus.”
Matéria em atualização
Redação com Portal G1 Foto: reprodução/divulgação
e-amail: redacao@blogdellas.com.br

