Notícias

“Lidando com o passado”, livro de de João Câmara tem lançamento hoje na Galeria Marco Zero

A Galeria Marco Zero novamente abre as portas para a arte do já prestigiado João Câmara, com o lançamento do seu livro ‘Lidando com o passado e outros lugares’, na noite desta quinta-feira (25), das 19h até às 22h. Editada pela J.J.Carol Editora, esta obra, cujo preço de lançamento é de R$400, foi criada para agradar leitores exigentes e proporcionar uma experiência única.

A Galeria Marco Zero, fica na Av. Domingos Ferreira, nº 3393, bairro de Boa Viagem, no Recife. SegundoMarcelle Farias, galerista da Marco Zero, a obra apresenta personagens em enredos e cenários que transitam entre o real e o fictício, revisitando a história social e política do século XX no Brasil e no mundo. “Com mais de 100 ilustrações coloridas em suas 544 páginas distribuídas em 2 volumes, Câmara traz em seus 43 contos uma escrita inteligente, sofisticada, irônica e com um toque de humor, além de ilustrá-los com imagens criadas em computador”, afirma a galerista.

Nascido na Paraíba e radicado em Pernambuco, João Câmara é um dos mais renomados pintores contemporâneo brasileiro. Com ateliê em Olinda, suas obras podem ser encontradas nos principais museus, galerias e coleções públicas e privadas do mundo inteiro. Iniciou os estudos no curso livre de Pintura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco entre 1960 e 1963 e, na mesma década, seus trabalhos ficaram conhecidos pelas figuras humanas com representações de corpos fragmentados, o que conferiu um caráter peculiar aos seus trabalhos. Na década subsequente, ele inicia a série ‘Cenas da Vida Brasileira 1930/1954’ (1974-1976), que hoje configura seu conjunto de obras mais famoso, como também ‘Dez Casos de Amor e uma Pintura de Câmara’ (1977-1983), do mesmo período. Em 1986, cria ‘O Olho de meu Pai sobre a Cidade’, em que faz uma homenagem a seu pai e à cidade do Recife, se aproximando mais da cidade, artisticamente. Já no início dos anos 2000, concluiu a série ‘Duas Cidades’, que tem como cenário as cidades de Recife e Olinda; esta última, cidade de domicílio do artista atualmente.Em maio de 2022, o artista teve um recorte de suas obras em ‘João Câmara, nota nova – Ecos de 1967’. A exposição, que tinha o olhar curatorial de Cristiana Tejo, ficou em exposição na galeria por três meses e seu vernissage foi muito prestigiado. “Apesar de ter obras do João Câmara em nosso acervo, estamos honrados de poder trazer de volta o nome dele, com o esse livro que destaca-se por unir literatura e artes plásticas, com figuras históricas e imaginárias se cruzando em lugares e períodos pós-guerra fria, tanto no Ocidente quanto no Leste Europeu”, conta Eduardo Suassuna.

Redação com assessoria – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *